...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Política / PF prende 56 pessoas acusadas de crimes eleitorais

PF prende 56 pessoas acusadas de crimes eleitorais

Crimes mais cometidos são propaganda irregular e compra de votos

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­da em 06/10/2024 — 11:56
Brasília
Brasília (DF), 22/02/2024, Fachada do Prédio da Polícia Federal em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Polí­cia Fed­er­al (PF) infor­mou que 56 pes­soas foram pre­sas em todo o país por crimes eleitorais neste domin­go (6), durante o primeiro turno das eleições munic­i­pais.

Os crimes mais cometi­dos foram pro­pa­gan­da irreg­u­lar e cor­rupção eleitoral (com­pra de votos). De acor­do com bal­anço divul­ga­do pela cor­po­ração às 10h30, foram instau­ra­dos 15 inquéri­tos poli­ci­ais.

Neste domin­go, eleitores de 5.569 municí­pios vão às urnas para escol­her os prefeitos e vereadores que os rep­re­sen­tarão pelos próx­i­mos qua­tro anos.

Crimes

Durante o dia de hoje, a prefer­ên­cia do eleitor pode ser man­i­fes­ta­da no dia da eleição de for­ma indi­vid­ual e silen­ciosa por meio do uso de ban­deiras, broches, ade­sivos e camise­tas, mas a reunião de pes­soas ou o uso de instru­men­tos de pro­pa­gan­da que iden­ti­fiquem par­tido, col­i­gação ou fed­er­ação é veda­da pela leg­is­lação.

O uso de alto-falantes, ampli­fi­cadores de som, real­iza­ção de comí­cio ou car­rea­ta, a per­suasão do eleitora­do e pro­pa­gan­da de boca de urna são con­sid­er­a­dos crimes

Em todo o ter­ritório nacional pas­sa a ser crime o trans­porte de armas e munição por cole­cionadores, ati­radores e caçadores nas 24 horas antes e nas 24 horas depois das eleições, inclu­sive para civis com porte ou licença estatal. As exceções são para agentes em serviço, como os que este­jam tra­bal­han­do no poli­ci­a­men­to ou na segu­rança de esta­b­elec­i­men­tos penais e unidades de inter­nação de ado­les­centes.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Médico de Bolsonaro confirma traumatismo craniano leve

Ex-presidente passou por exames após cair em cela na PF Pedro Rafael Vilela — Repórter …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d