...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Inscrições para o Sisu 2026 começam em 19 de janeiro

Inscrições para o Sisu 2026 começam em 19 de janeiro

Serão oferecidas 274,8 mil vagas em 7.388 cursos

Fabío­la Sin­im­bú — repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 25/12/2025 — 14:00
Brasília
Brasília (DF), 07/10/2025 – Justiça libera curso de medicina do Pronera na Universidade Federal de Pernambuco. Foto: Advocacia-Geral da União
Repro­dução: © ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO

As inscrições para a edição do Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu) 2026 começarão no dia 19 de janeiro e poderão ser feitas exclu­si­va­mente pela inter­net, até o dia 23 de janeiro. A edição será a maior em número de insti­tu­ições par­tic­i­pantes, com 136 uni­ver­si­dades, insti­tu­tos fed­erais e cen­tros fed­erais de edu­cação tec­nológ­i­ca, que ofer­tarão 274,8 mil vagas em 7.388 cur­sos.

A inscrição é gra­tui­ta e pode ser fei­ta exclu­si­va­mente pelo Por­tal de Aces­so Úni­co ao Ensi­no Supe­ri­or. Os can­didatos poderão se inscr­ev­er em até duas opções de vagas.

O can­dida­to poderá con­cor­rer às modal­i­dades de reser­va de vagas da Lei de Cotas e às ações afir­ma­ti­vas próprias das insti­tu­ições. Para isso, pre­cisa preencher o cadas­tro socioe­conômi­co e indicar as modal­i­dades de reser­va de vagas que dese­ja con­cor­rer.

De acor­do com o edi­tal pub­li­ca­do pelo Min­istério da Edu­cação (MEC), o proces­so sele­ti­vo terá somente uma eta­pa de inscrição para as vagas ofer­tadas. O resul­ta­do da chama­da reg­u­lar será divul­ga­do no dia 29 de janeiro de 2026, e a matrícu­la jun­to às insti­tu­ições começa a par­tir de 2 de fevereiro de 2026.

Novidade

A par­tir de 2026, o Sisu pas­sará a con­sid­er­ar o resul­ta­do das três últi­mas edições do Enem (2023, 2024 e 2025), con­sideran­do a nota da edição que resulte na mel­hor média pon­der­a­da, de acor­do com a opção de cur­so. Em caso de empate na uti­liza­ção das médias pon­der­adas, será con­sid­er­a­da a edição do Enem em que o estu­dante obteve a maior nota em uma das dis­ci­plinas, con­forme a ordem de pri­or­i­dade.

Somente poderão se inscr­ev­er na edição do Sisu de 2026 os can­didatos que ten­ham par­tic­i­pa­do de uma ou mais edições com nota supe­ri­or a zero na redação e não ten­ha sido treineiro ─ estu­dante que não ter­mi­nou o ensi­no médio e faz o exame para fins de autoavali­ação.

As vagas serão preenchi­das pelas insti­tu­ições segun­do a ordem de clas­si­fi­cação dos can­didatos e, no perío­do de 29 de janeiro até 2 de fevereiro de 2026, o can­dida­to que não for sele­ciona­do na chama­da reg­u­lar poderá man­i­fes­tar inter­esse em par­tic­i­par da lista de espera.

Cotas

De acor­do com nota do MEC, os can­didatos serão clas­si­fi­ca­dos na modal­i­dade ampla con­cor­rên­cia e, após a eta­pa de clas­si­fi­cação, será obser­va­da a pro­porção de estu­dantes de esco­las públi­cas, de baixa ren­da, com defi­ciên­cia, pre­tos, par­dos, indí­ge­nas e quilom­bo­las para a ofer­ta de vagas reser­vadas.

Confira o cronograma do Sisu

 

Inscrições 19 a 23 de janeiro
Chama­da reg­u­lar 29 de janeiro
Matric­u­la jun­to à insti­tu­ição 02 de fevereiro
Man­i­fes­tação de inter­esse na lista de espera 29 de janeiro a 2 de fevereiro

 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d