...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Inep divulga notas finais do Enem

Inep divulga notas finais do Enem

Enem digital
© Mar­cel­lo Casal jr/Agência Brasil (Repro­dução)

Estudantes podem consultar resultado na página do exame


Pub­li­ca­do em 29/03/2021 — 20:09 Por Agên­cia Brasil — Brasília

As notas finais do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) 2020, ver­são impres­sa e dig­i­tal, foram disponi­bi­lizadas nes­ta segun­da-feira (29) pelo Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep), órgão real­izador da pro­va. Os estu­dantes podem con­ferir os resul­ta­dos indi­vid­u­ais das provas na Pági­na do Par­tic­i­pante ou no aplica­ti­vo do exame. 

Segun­do infor­ma­do mais cedo pelo Inep, tam­bém ficam disponíveis as notas dos par­tic­i­pantes do Exame Nacional do Ensi­no Médio para adul­tos pri­va­dos de liber­dade e jovens sob medi­da socioe­d­uca­ti­va que inclua pri­vação de liber­dade (Enem PPL).

Para ter aces­so às notas, os par­tic­i­pantes devem uti­lizar o login úni­co do gov­er­no fed­er­al. Caso o aluno ten­ha esque­ci­do a sen­ha, o sis­tema per­mite recu­perá-la. Bas­ta inserir o CPF no cam­po indi­ca­do, sele­cionar avançar e clicar no link “esque­ci min­ha sen­ha”. O sis­tema apre­sen­tará diver­sas for­mas para recu­per­ar a con­ta (val­i­dação facial, ban­cos cre­den­ci­a­dos, inter­net bank­ing, e‑mail e celu­lar). Ésó escol­her uma das opções para rece­ber o códi­go de ver­i­fi­cação e, em segui­da, ger­ar uma nova sen­ha.

Além do resul­ta­do da redação, que varia de 0 a 1.000, os par­tic­i­pantes poderão con­ferir as notas indi­vid­u­ais, ref­er­entes às provas das qua­tro áreas de con­hec­i­men­to: lin­gua­gens, códi­gos e suas tec­nolo­gias; ciên­cias humanas e suas tec­nolo­gias; ciên­cias da natureza e suas tec­nolo­gias; e matemáti­ca e suas tec­nolo­gias.

As notas indi­vid­u­ais do Enem podem ser usadas para aces­so à edu­cação supe­ri­or, no Brasil e em insti­tu­ições de Por­tu­gal, e em pro­gra­mas gov­er­na­men­tais de finan­cia­men­to e apoio ao estu­dante, como o Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu), Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (ProUni) e Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies). Os par­tic­i­pantes podem ter mais infor­mações sobre os pro­gra­mas que per­mitem o ingres­so na edu­cação supe­ri­or no por­tal do Min­istério da Edu­cação.

O resul­ta­do do Enem 2020 impres­so, para fins exclu­sivos de autoavali­ação de con­hec­i­men­tos do par­tic­i­pante treineiro, será divul­ga­do no dia 28 de maio, na Pági­na do Par­tic­i­pante e no aplica­ti­vo do exame.

Teoria de resposta ao item

O Enem é cor­rigi­do com base na chama­da teo­ria de respos­ta ao item (TRI), que leva em con­sid­er­ação, entre out­ros fatores, a coerên­cia de cada estu­dante na própria pro­va. Ou seja, se ele acer­tar questões difí­ceis, é esper­a­do que acerte tam­bém as fáceis.

Se isso não acon­te­cer, o sis­tema entende que pode ter sido por chute. O estu­dante, então, pon­tua menos que out­ro can­dida­to que ten­ha acer­ta­do as mes­mas questões difí­ceis, mas que ten­ha acer­ta­do tam­bém as fáceis.

A redação tem esque­ma difer­en­ci­a­do de cor­reção. Cada uma pas­sa por, pelo menos, dois cor­re­tores. O tema da redação na reapli­cação do Enem foi “A fal­ta de empa­tia nas relações soci­ais no Brasil”.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d