...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / O Agente Secreto faz história no Globo de Ouro com dois prêmios

O Agente Secreto faz história no Globo de Ouro com dois prêmios

Wagner Moura conquistou prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama

Anna Kari­na de Car­val­ho — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 12/01/2026 — 01:28
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 06/11/2025 – O cinema brasileiro volta a ocupar seu espaço nas telas com O Agente Secreto, novo longa do pernambucano Kleber Mendonça Filho, que chega nesta quinta-feira (6) a mais de 700 cinemas, em 370 cidades brasileiras, em uma estreia simultânea com Alemanha e Portugal. Foto: Victor Jucá/Divulgação
Repro­dução: © Vic­tor Jucá/Divulgação

O cin­e­ma brasileiro viveu uma noite históri­ca neste domin­go no Globo de Ouro, real­iza­do no The Bev­er­ly Hilton, em Los Ange­les (EUA). O filme O Agente Secre­to, dirigi­do por Kle­ber Men­donça Fil­ho, venceu duas das prin­ci­pais cat­e­go­rias da cer­imô­nia: Mel­hor Filme em Lín­gua Não Ingle­sa e Mel­hor Ator em Filme de Dra­ma, com Wag­n­er Moura.

Ape­sar do desem­pen­ho expres­si­vo, o lon­ga brasileiro não lev­ou o prêmio de Mel­hor Filme de Dra­ma, prin­ci­pal cat­e­go­ria da noite, que ficou com Ham­net. Ain­da assim, a chama­da “noite do Brasil” con­soli­dou a pre­sença do país entre os destaques da pre­mi­ação.

O anún­cio de Mel­hor Filme em Lín­gua Não Ingle­sa foi feito pelos atores Orlan­do Bloom e Min­nie Dri­ver. Ao rev­e­lar o vence­dor, Dri­ver saudou o públi­co brasileiro com um “Parabéns”, dito em por­tuguês. Na cat­e­go­ria, O Agente Secre­to super­ou pro­duções de cin­co país­es: Val­or Sen­ti­men­tal (Norue­ga), Sirât (Espan­ha), A Úni­ca Saí­da (Cor­eia do Sul), A Voz de Hind Rajab (Tunísia) e Foi Ape­nas um Aci­dente (França).

Ao rece­ber a estat­ue­ta, Kle­ber Men­donça Fil­ho ini­ciou o dis­cur­so saudan­do o país. “Eu quero dar um alô ao Brasil: alô, Brasil”, disse. Em segui­da, agrade­ceu à dis­tribuido­ra brasileira Vit­rine Filmes, à pro­du­to­ra e com­pan­heira Emi­lie, à equipe e ao elen­co. “Obri­ga­do, Wag­n­er Moura. As mel­hores coisas acon­te­cem quan­do você tem um grande ator e um grande ami­go. Eu dedi­co esse filme aos jovens cineas­tas. Esse é um grande momen­to”, afir­mou o dire­tor.

A vitória coroou um per­cur­so inter­na­cional ini­ci­a­do no Fes­ti­val de Cannes, onde o filme teve estreia con­cor­ren­do à Pal­ma de Ouro. Na ocasião, uma apre­sen­tação de fre­vo tomou a Aveni­da Croisette e se tornou um dos momen­tos mais comen­ta­dos da edição.

Melhor ator

Já Wag­n­er Moura fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a vencer o Globo de Ouro de Mel­hor Ator em Filme de Dra­ma. Em seu dis­cur­so, falou em por­tuguês e cele­brou a cul­tura brasileira. “Viva a cul­tura brasileira”, disse o ator, ao destacar a parce­ria com Kle­ber Men­donça Fil­ho, a quem definiu como “um gênio”, e a amizade con­struí­da ao lon­go do pro­je­to.

Além de Wag­n­er Moura, con­cor­ri­am à cat­e­go­ria Joel Edger­ton (Son­hos de Trem), Oscar Isaac (Franken­stein), Dwayne John­son (Coração de Luta­dor: The Smash­ing Machine), Michael B. Jor­dan (Pecadores) e Jere­my Allen White (Spring­steen: Salve-me do Descon­heci­do).

A vitória de O Agente Secre­to res­ga­ta uma tradição brasileira na pre­mi­ação: Cen­tral do Brasil venceu a mes­ma cat­e­go­ria em 1999, e, no ano pas­sa­do, Fer­nan­da Tor­res con­quis­tou o prêmio de Mel­hor Atriz em Filme de Dra­ma.

Entre os demais vence­dores do Globo de Ouro, o prêmio de Mel­hor Direção em Filme ficou com Paul Thomas Ander­son, por Uma Batal­ha Após a Out­ra. Já Mel­hor Ator em Filme de Musi­cal ou Comé­dia foi con­quis­ta­do por Tim­o­th­ée Cha­la­met, por Mar­ty Supreme.

Na tele­visão, a série Ado­lescên­cia saiu com dois prêmios de atu­ação: Owen Coop­er venceu como Mel­hor Ator Coad­ju­vante em Série, e Stephen Gra­ham foi pre­mi­a­do pela atu­ação como pro­tag­o­nista, além de tam­bém assi­nar a direção da pro­dução.

Com duas estat­ue­tas e forte reper­cussão inter­na­cional, O Agente Secre­to con­sol­i­da o Brasil como um dos grandes pro­tag­o­nistas da atu­al tem­po­ra­da de pre­mi­ações do cin­e­ma mundi­al.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d