...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Buscas por desaparecidos prosseguem no Amazonas

Buscas por desaparecidos prosseguem no Amazonas

Repro­dução: © Super­in­tendên­cia da Polí­cia Fed­er­al no Ama­zonas.

PF negou ter encontrado corpos de Dom Philips e Bruno Pereira


Pub­li­ca­do em 13/06/2022 — 19:52 Por Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

A Polí­cia Fed­er­al (PF) infor­mou na noite des­ta segun­da-feira (13) que as bus­cas pelo jor­nal­ista Dom Phillips e pelo indi­genista Bruno Pereira vão prosseguir e que nada foi encon­tra­do no dia de hoje.

Pela man­hã, após cir­cu­larem notí­cias na impren­sa de que dois cor­pos teri­am sido encon­tra­dos na área de bus­ca, a PF, que coor­de­na as forças de segu­rança na oper­ação, negou a infor­mação.

“Os órgãos fed­erais e estad­u­ais reforçam que não há nada mais impor­tante do que a bus­ca pelos sen­hores Bruno Pereira e Dom Phillips e reit­er­am a esper­ança de encon­trá-los”, diz a nova atu­al­iza­ção.

Ontem (12), bombeiros envolvi­dos na oper­ação encon­traram uma série de per­tences dos dois desa­pare­ci­dos. Segun­do a PF, os itens encon­tra­dos foram: um cartão de saúde, uma calça pre­ta, um chine­lo pre­to e um par de botas per­ten­centes a Bruno e um par de botas de Dom.

Na sex­ta-feira (10), a PF no Ama­zonas, que está à frente das forças de segu­rança na Oper­ação Javari, infor­mou que equipes de bus­ca encon­traram mate­r­i­al orgâni­co, “aparente­mente humano”, em uma área próx­i­ma ao por­to de Ata­la­ia do Norte. Ain­da não há infor­mação se a amostra recol­hi­da tem algu­ma relação com o desa­parec­i­men­to de Dom Phillips e de Bruno Pereira.

O Insti­tu­to Nacional de Crim­i­nalís­ti­ca da Polí­cia Fed­er­al está fazen­do análise peri­cial do mate­r­i­al recol­hi­do, como tam­bém fará a perí­cia em vestí­gios de sangue encon­tra­dos na embar­cação de Amar­il­do da Cos­ta de Oliveira, 41 anos, con­heci­do como “Pela­do”, sus­peito de envolvi­men­to no caso e que está pre­so des­de a sem­ana pas­sa­da. A expec­ta­ti­va é que os resul­ta­dos lab­o­ra­to­ri­ais saiam ain­da esta sem­ana, infor­mou a PF.

Phillips, que é colab­o­rador do jor­nal britâni­co The Guardian, e Pereira, servi­dor licen­ci­a­do da Fun­dação Nacional do Índio (Funai), foram vis­tos pela últi­ma vez na man­hã de domin­go (5), há oito dias, na região da reser­va indí­ge­na do Vale do Javari, a segun­da maior do país, com mais de 8,5 mil­hões de hectares. Eles se deslo­cavam da comu­nidade ribeir­in­ha de São Rafael para a cidade de Ata­la­ia do Norte (AM), quan­do sumi­ram sem deixar vestí­gios.

O indi­genista denun­ciou que estaria sofren­do ameaças na região, infor­mação con­fir­ma­da pela PF, que abriu pro­ced­i­men­to inves­tiga­ti­vo sobre essa denún­cia. Bruno Pereira esta­va atuan­do como colab­o­rador da União das Orga­ni­za­ções Indí­ge­nas do Vale do Javari (Uni­va­ja), uma enti­dade man­ti­da pelos próprios indí­ge­nas da região.

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d