...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Meio Ambiente / Caixa ajudará a plantar 600 mil árvores em dois estados

Caixa ajudará a plantar 600 mil árvores em dois estados

Repro­dução: © Clauber Cle­ber Caetano/PR

Projetos de Minas Gerais e do Tocantins receberão apoio


Pub­li­ca­do em 18/10/2021 — 18:17 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Três pro­je­tos em dois esta­dos, Minas Gerais e Tocan­tins, rece­berão parte do lucro da Caixa Econômi­ca Fed­er­al para o plan­tio de 600 mil árvores. Chama­do de Caixa Flo­restas, o pro­je­to tam­bém pre­vê a inclusão social de pes­soas em situ­ação de vul­ner­a­bil­i­dade.

O anún­cio dos pro­je­tos que inau­gu­rarão o pro­gra­ma foi feito hoje (18) pelo pres­i­dente da Caixa, Pedro Guimarães, e pelo min­istro do Desen­volvi­men­to Region­al, Rogério Mar­in­ho. O even­to, real­iza­do em São Roque de Minas (MG), teve a pre­sença do pres­i­dente Jair Bol­sonaro.

A primeira ação a ter apoio finan­ceiro da Caixa é o Pro­je­to Nascentes Vivas, que pre­tende recu­per­ar 1,5 mil nascentes na Bacia do Rio Verde Grande, em 27 municí­pios da região de Montes Claros (MG). Segun­do a Caixa, o pro­je­to replan­tará 450 mil mudas e ben­e­fi­cia­rá 741 mil pes­soas por meio da ger­ação de ren­da e da ampli­ação do comér­cio local.

O Pro­je­to Sabará–Caeté, tam­bém em Minas Gerais, pre­vê a recom­posição de 120 hectares de áreas degradadas da sub-bacia do Ribeirão Sabará–Caeté. Nesse pro­je­to, o ban­co dará recur­sos para ele­var a pro­dução de sementes de um viveiro local de 300 qui­los para duas toneladas por ano, o que per­mi­tirá aumen­tar em seis vezes o plan­tio na região, de 10 mil para 60 mil mudas anu­ais. A ação ben­e­fi­cia­rá até 150 mil pes­soas.

Desen­volvi­da na região de Dianópo­lis (TO), a ter­ceira ação ambi­en­tal a rece­ber apoio da Caixa será o Pro­je­to Rio Manuel Alves da Nativi­dade, que pre­vê a elab­o­ração de dire­trizes para a recu­per­ação inte­gral da bacia hidro­grá­fi­ca do mes­mo rio, no sud­este do esta­do. O pro­je­to pre­vê ações de edu­cação ambi­en­tal, a qual­i­fi­cação de pro­fes­sores, o plan­tio de 102 mil árvores e a con­strução de um sis­tema de trata­men­to de eflu­entes, ben­e­fi­cian­do 63 mil pes­soas.

O Caixa Flo­restas pre­vê o plan­tio de 10 mil­hões de árvores nos próx­i­mos cin­co anos. Os três pro­je­tos fazem parte do Pro­gra­ma Águas Brasileiras, do Min­istério do Desen­volvi­men­to Region­al, que pre­tende ampli­ar a quan­ti­dade e a qual­i­dade da água disponív­el para o con­sumo e para a pro­dução. O pro­gra­ma tam­bém pre­tende fomen­tar o desen­volvi­men­to region­al, por meio de novas fontes de ren­da para a pop­u­lação. Empre­sas par­ceiras, como a Caixa, recebem o Selo Aliança pelas Águas Brasileiras.

O anún­cio dos pro­je­tos com­põe a Jor­na­da das Águas, que começou nes­ta segun­da-feira e divul­gará um roteiro de ações que começam no Rio São Fran­cis­co, no Norte de Minas Gerais e per­cor­rerão os nove esta­dos do Nordeste. As ini­cia­ti­vas são divi­di­das em qua­tro eixos: infraestru­tu­ra, sus­tentabil­i­dade, desen­volvi­men­to econômi­co e social e mel­ho­ria da gov­er­nança.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d