...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Economia / Caixa lança linha de antecipação de frete para caminhoneiros

Caixa lança linha de antecipação de frete para caminhoneiros

Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Com taxas a partir de 1,99% ao mês, linha começa em 24 de janeiro


Pub­li­ca­do em 24/12/2021 — 13:19 Por Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

A par­tir de 24 de janeiro, as empre­sas de trans­porte rodoviário de car­ga poderão ante­ci­par os fretes na Caixa Econômi­ca Fed­er­al. O ban­co lançará uma lin­ha de oper­ação de cap­i­tal de giro para o setor, com os recur­sos cain­do dire­ta­mente na con­ta dos trans­porta­dores autônomos.

A lin­ha terá juros a par­tir de 1,99% ao mês. Segun­do o ban­co, a taxa máx­i­ma de juros depen­derá do per­fil de cada empre­sa, basea­do no históri­co de crédi­to do tomador.

As empre­sas que con­tratam serviços de frete a pra­zo poderão pedir à Caixa que antecipe o paga­men­to dire­ta­mente para o trans­porta­dor autônomo, que rece­berá o val­or à vista na con­ta-cor­rente, caso seja cor­ren­tista da Caixa, ou na con­ta poupança dig­i­tal, caso use o aplica­ti­vo Caixa Tem.

Só poderão ser ante­ci­pa­dos os fretes com reg­istro no sis­tema da Sec­re­taria de Fazen­da local, com base no Man­i­festo Eletrôni­co Fis­cal, doc­u­men­to com infor­mações sobre a car­ga e os respon­sáveis pelo trans­porte. O emprés­ti­mo será amor­ti­za­do em parcela úni­ca, com venci­men­to na data do paga­men­to do frete estip­u­la­da no MDF‑e.

Assim que a lin­ha começar a oper­ar, as empre­sas de trans­porte de car­gas dev­erão pedir a habil­i­tação do lim­ite de crédi­to em qual­quer agên­cia da Caixa, medi­ante avali­ação de crédi­to. Após a aprovação do lim­ite, as empre­sas poderão con­tratar os emprés­ti­mos dire­ta­mente pelo Geren­ci­ador Finan­ceiro do ban­co.

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d