...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Castro quer transferir 10 detentos do Rio para presídios federais

Castro quer transferir 10 detentos do Rio para presídios federais

Governador conversou com ministros Rui Costa e Gleisi Hoffmann

Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 28/10/2025 — 20:25
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 29/09/2023 – O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro durante reunião com autoridades da segurança pública no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, zona sul da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

O gov­er­nador do Rio de Janeiro, Cláu­dio Cas­tro, pediu nes­ta terça-feira (28) à Sec­re­taria Nacional de Políti­cas Penais (Senapen), órgão do Min­istério da Justiça, a trans­fer­ên­cia de 10 deten­tos pre­sos em pen­i­ten­ciárias do Rio para presí­dios fed­erais. 

Eles teri­am lid­er­a­do de den­tro da cadeia às ações que cul­mi­naram com o caos na cidade, deter­mi­nan­do o blo­queio de pis­tas, com o seque­stro de ônibus em vários pon­tos da cidade.

Mais cedo, Cas­tro falou com a min­is­tra da Sec­re­taria de Relações Insti­tu­cionais da Presidên­cia da Repúbli­ca, Gleisi Hoff­man, e com o min­istro da Casa Civ­il, Rui Cos­ta, sobre a oper­ação real­iza­da hoje nos Com­plex­os do Alemão e da Pen­ha.  

Oper­ação Con­tenção resul­tou em 64 mor­tos, entre eles, qua­tro poli­ci­ais, além de 15 poli­ci­ais civis e mil­itares feri­dos. Foram apreen­di­dos 93 fuzis, além de 86 prisões de sus­peitos.

Cas­tro disse que sem­pre foi muito bem rece­bido pela min­is­tra Gleisi e o min­istro Rui Cos­ta. “Me ofer­e­ceu aju­da do gov­er­no fed­er­al e ficamos de nos falar nova­mente ago­ra à noite”.

O gov­er­nador disse que antes vai con­ver­sar com o secretário de Segu­rança do Rio, Vic­tor dos San­tos para falar nova­mente com Rui Cos­ta.

“Ficamos de nos falar mais uma vez para enten­der os pas­sos de aman­hã [29]. Eu não acred­i­to que segu­rança se faz poli­ti­zan­do. Então qual­quer aju­da que o gov­er­no fed­er­al quis­er dar den­tro do que a gente neces­si­ta, será bem-vin­da”.

Cas­tro disse que não hou­ve pre­cip­i­tação na ação de hoje, com a reação dos crim­i­nosos. O gov­er­nador disse que a ação foi para cumprir man­da­dos judi­ci­ais e uma inves­ti­gação de mais de um ano que esta­va sendo plane­ja­da há 60 dias, inclu­sive com a pre­sença do Min­istério Públi­co estad­ual. Todos os pre­ceitos da ADPF [Arguição de Des­cumpri­men­to de Pre­ceito Fun­da­men­tal] foram cumpri­dos e nós sabíamos que pode­ria ter reação dos crim­i­nosos da região”.

A oper­ação ain­da não ter­mi­nou. Na noite de hoje, agentes do Bope tro­cavam tiros com crim­i­nosos na área de mata na local­i­dade con­heci­da como Vacaria, no Com­plexo do Alemão.

A Rio Ônibus infor­mou que 71 cole­tivos foram uados como bar­ri­cadas em vários pon­tos da cidade ao lon­go do dia para impedir as ações das forças de segu­rança do Esta­do.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d