...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Começa hoje a reaplicação do Enem 2021

Começa hoje a reaplicação do Enem 2021

Repro­dução: © Val­ter Campanato/Agência Brasil

Rodada inclui quem teve aplicação prejudicada e privados de liberdade


Pub­li­ca­do em 09/01/2022 — 08:01 Por Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Mais de 340 mil can­didatos fazem hoje (9) as provas do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) 2021. A nova roda­da é des­ti­na­da a quem esta­va inscrito no Enem reg­u­lar, mas teve a apli­cação prej­u­di­ca­da de algu­ma for­ma, e às pes­soas pri­vadas de liber­dade ou sob medi­da socioe­d­uca­ti­va que inclua pri­vação de liber­dade (Enem PPL). A reapli­cação segue no próx­i­mo domin­go (16). 

Nes­ta edição, par­tic­i­pam tam­bém da reapli­cação os can­didatos inscritos no Enem 2020 que tiver­am dire­ito à isenção da taxa de inscrição e não com­pare­ce­r­am às provas daque­le ano. Pelas regras do exame, eles perde­ri­am o dire­ito a não pagar a taxa, mas por causa da pan­demia, por decisão do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), ess­es can­didatos tiver­am novo pra­zo de inscrição no Enem 2021 e a isenção nova­mente garan­ti­da.

Segun­do o Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep), 54.231 can­didatos estão inscritos no Enem PPL, que é apli­ca­do des­de 2010 pelo Inep, em parce­ria com o Min­istério da Justiça e Segu­rança Públi­ca, por meio do Depar­ta­men­to Pen­i­ten­ciário Nacional (Depen).

Além deles, são 280.145 os par­tic­i­pantes tiver­am a taxa de isenção garan­ti­da. Mais 6.986 foram prej­u­di­ca­dos de algu­ma for­ma na apli­cação reg­u­lar e tiver­am a par­tic­i­pação na reapli­cação aprova­da pelo Inep. Entre eles estão os estu­dantes prej­u­di­ca­dos por uma oper­ação poli­cial que ocor­reu em São Gonça­lo, no Rio de Janeiro. O Inep afir­ma que todos os pedi­dos dess­es par­tic­i­pantes foram aprova­dos.

O exame ocorre em 4.618 locais de pro­va, sendo 1.435 para o Enem PPL, 2.249 para os par­tic­i­pantes isen­tos que se inscrever­am após nova opor­tu­nidade e 934 para a reapli­cação de quem teve o pedi­do aceito. Com relação à equipe de apli­cação, são 54.053 pes­soas envolvi­das, sendo 10.470 para o Enem PPL, 40.315 para os isen­tos ausentes do Enem 2020 e 3.268 da reapli­cação.

Assim como no Enem reg­u­lar, os par­tic­i­pantes farão em dois domin­gos segui­dos qua­tro provas obje­ti­vas de 180 questões, sendo 45 questões em cada área do con­hec­i­men­to: lin­gua­gens, ciên­cias humanas, ciên­cias da natureza, além da pro­va de redação.

Máscara obrigatória

Os par­tic­i­pantes dev­erão estar aten­tos às regras de segu­rança para evi­tar a trans­mis­são de covid-19. O uso de más­cara facial, cobrindo o nar­iz e a boca, é obri­gatório durante toda a real­iza­ção das provas.

O par­tic­i­pante pode levar um fras­co de álcool líqui­do ou em gel. O pro­du­to será tam­bém disponi­bi­liza­do em todas as salas. Tam­bém é per­mi­ti­do usar luvas trans­par­entes ou semi­trans­par­entes durante a real­iza­ção das provas. Todos ess­es equipa­men­tos e itens de higiene próprios serão vis­to­ri­a­dos. É recomen­da­do ain­da que cada par­tic­i­pante leve sua própria gar­rafa de água para con­sumo.

Caso este­ja com sin­tomas equiv­a­lentes aos da covid-19, a ori­en­tação é para que o inscrito não com­pareça ao local de provas.

Enem 2021

O Enem reg­u­lar foi apli­ca­do nos dias 21 e 28 de novem­bro de 2021, tan­to no for­ma­to impres­so quan­to no dig­i­tal. Ao todo, mais de 2,1 mil­hões de can­didatos em todo o país fiz­er­am as provas.

As provas do Enem reg­u­lar e da reapli­cação são com­paráveis, uma vez que as questões são reti­radas de um ban­co nacional de itens e tam­bém porque o Enem uti­liza, na cor­reção, a chama­da teo­ria de respos­ta ao item. Ess­es fatores per­mitem que can­didatos que ten­ham feito exam­es difer­entes pos­sam ser avali­a­dos segun­do os mes­mos critérios e pos­sam dis­putar vagas em uni­ver­si­dades.

O exame sele­ciona estu­dantes para vagas do ensi­no supe­ri­or públi­cas, pelo Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu), para bol­sas em insti­tu­ições pri­vadas, pelo Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies). Os resul­ta­dos tam­bém podem ser usa­dos para ingres­sar em insti­tu­ições de ensi­no por­tugue­sas que têm con­vênio com o Inep.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d