...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Conheça as regras para a prova de redação do Enem 2025 no domingo

Conheça as regras para a prova de redação do Enem 2025 no domingo

Candidatos farão texto dissertativo-argumentativo com até 30 linhas

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 05/11/2025 — 07:21
Brasília
Brasília (DF), 24/10/2024 - Alunos do colégio Galois em sala de aula na preparação dos últimos dias antes da prova do Enem 2024. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Repro­dução: © José Cruz/Agência Brasil

Os can­didatos que vão par­tic­i­par do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) farão a pro­va de redação no próx­i­mo domin­go (9), jun­to com as provas de códi­gos e suas tec­nolo­gias, e ciên­cias humanas e suas tec­nolo­gias.  A nota varia de 0 a 1 mil pon­tos e é atribuí­da de acor­do com as cin­co com­petên­cias esta­b­ele­ci­das. 

Os par­tic­i­pantes terão que escr­ev­er um tex­to dis­ser­ta­ti­vo-argu­men­ta­ti­vo, com até 30 lin­has, a par­tir da situ­ação-prob­le­ma pro­pos­ta, dos tex­tos moti­vadores e dos con­hec­i­men­tos con­struí­dos ao lon­go da for­mação.

O tema da redação será de ordem social, cien­tí­fi­ca, cul­tur­al ou políti­ca.

O pro­je­to de tex­to, com infor­mações, fatos e opiniões rela­ciona­dos ao tema pro­pos­to, dev­erá defend­er um pon­to de vista — uma opinião a respeito do tema pro­pos­to -, apoia­da em argu­men­tos con­sis­tentes, estru­tu­ra­dos com coerên­cia.

» Siga o canal da Agên­cia Brasil no What­sApp

O obje­ti­vo desse tex­to é con­vencer o leitor de que deter­mi­na­do pon­to de vista é acer­ta­do e rel­e­vante. Para tan­to, deve-se mobi­lizar infor­mações, fatos e opiniões, a par­tir de um raciocínio coer­ente e con­sis­tente.

Adi­cional­mente, o can­dida­to tam­bém dev­erá elab­o­rar uma pro­pos­ta de inter­venção social (solução) para o prob­le­ma apre­sen­ta­do no desen­volvi­men­to do tex­to. Essa pro­pos­ta deve respeitar os dire­itos humanos. Pro­postas que desre­speit­em os dire­itos humanos rece­berão nota zero. Con­stituem desre­speito aos dire­itos humanos pro­postas que, por exem­p­lo, incitem as pes­soas à vio­lên­cia ou ten­ham refer­ên­cias racis­tas.

Con­fi­ra aqui a car­til­ha A Redação do Enem 2025 – Car­til­ha do Par­tic­i­pante

Os par­tic­i­pantes devem ficar aten­tos às cin­co com­petên­cias que serão exigi­das no tex­to: 

  • Domínio da modal­i­dade escri­ta for­mal da lín­gua por­tugue­sa;
  • Apli­cação de con­ceitos das várias áreas de con­hec­i­men­to, tam­bém chama­do de repertório socio­cul­tur­al, ten­ham relação com o tema pro­pos­to para desen­volver o tex­to dis­ser­ta­ti­vo-argu­men­ta­ti­vo em prosa.
  • Orga­ni­za­ção das infor­mações, dos fatos e argu­men­tos em defe­sa de um pon­to de vista;
  • Con­hec­i­men­to dos mecan­is­mos lin­guís­ti­cos necessários para a con­strução da argu­men­tação;
  • Pro­pos­ta de inter­venção (solução) para o prob­le­ma abor­da­do.

Somente serão cor­rigi­das as redações tran­scritas para a fol­ha de redação ofi­cial da pro­va do Enem.

Cada redação será cor­rigi­da por dois cor­re­tores, com grad­u­ação em letras ou lin­guís­ti­ca, de for­ma inde­pen­dente, sem que uma con­heça a nota atribuí­da pela out­ra.

Os cor­re­tores atribuirão uma nota de 0 a 200 pon­tos em cada uma das cin­co com­petên­cias. A soma dess­es pon­tos com­põe a nota total atribuí­da por avali­ador, que pode chegar a 1 mil pon­tos. A nota final do par­tic­i­pante será a média arit­méti­ca entre as notas totais atribuí­das pelos dois avali­adores.

Nota zero

Entre os critérios pre­vis­tos no edi­tal do Enem 2024 que resul­tam na nota zero na redação, estão:

  •    Fuga ao tema pro­pos­to;
  •    Ausên­cia de tex­to na fol­ha de redação;
  •    Tex­to insu­fi­ciente, com até sete lin­has man­u­scritas;
  •    Tex­to escrito pre­dom­i­nan­te­mente ou inte­gral­mente em lín­gua estrangeira;
  •    Nome, assi­natu­ra, rubri­ca ou qual­quer out­ra for­ma de iden­ti­fi­cação, em qual­quer parte da fol­ha de redação;
  •    Des­obe­diên­cia à estru­tu­ra dis­ser­ta­ti­vo-argu­men­ta­ti­va e
  •    Desre­speito à seriedade do exame, com palavrões, desen­hos e out­ras for­mas proposi­tais de anu­lação.

Enem 2025

Um total de 4.811.338 can­didatos con­fir­maram a inscrição para o Exame Nacional do Ensi­no Médio neste ano. Segun­do o Min­istério da Edu­cação, o número rep­re­sen­ta um aumen­to de 11,22% em relação ao ano pas­sa­do e de 38% em relação a 2022. ​​

​As provas do Enem 2025 serão apli­cadas nos dias 9 e 16 de novem­bro, em quase todo o país. As exceções são os municí­pios de Belém, Ananin­deua e Mar­itu­ba, no Pará, dev­i­do à real­iza­ção da 30ª Con­fer­ên­cia das Partes da Con­venção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Cli­ma (COP30), em Belém, de 10 a 21 de novem­bro.

Nos dois domin­gos de apli­cação da pro­va, os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h (horário de Brasília). Depois desse horário, nen­hu­ma entra­da é per­mi­ti­da. A pro­va começa pon­tual­mente às 13h30. 

Nas três cidades paraens­es, os can­didatos farão as provas nos dias 30 de novem­bro e 7 de dezem­bro.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d