...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Economia / Conta de luz terá bandeira amarela em maio, decide Aneel

Conta de luz terá bandeira amarela em maio, decide Aneel

Redução de chuvas deve elevar uso de termelétricas, que são mais caras

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 25/04/2025 — 16:25
Brasília
Altamira (PA), 08/01/2025 - No dia 5 de maio de 2016, foi inaugurada a Usina Hidrelétrica (UHE) Belo Monte. Localizada no Rio Xingu, no Pará, sua capacidade instalada é de 11.233,1 MW, sendo reconhecida como a maior hidrelétrica 100% brasileira. O empreendimento utiliza, em seu reservatório principal, uma tecnologia preservacionista conhecida como fio d’água, o monitoramento das estruturas, previsto no Plano, é um dos mais bem equipados do país. Dispondo de 1.976 instrumentos, de 12 diferentes tipos, realiza-se uma avaliação periódica ao desempenho das estruturas de concreto dos 28 diques que conformam o Reservatório Intermediário e das barragens de Pimental e Belo Monte. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Repro­dução: © Joéd­son Alves/Agência Brasil

A Agên­cia Nacional de Ener­gia Elétri­ca (Aneel) decid­iu nes­ta sex­ta-feira (25) imple­men­tar a ban­deira tar­ifária amarela nas con­tas de ener­gia no mês de maio. Com isso, os con­sum­i­dores terão cus­to extra de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) con­sum­i­dos. 

Des­de dezem­bro de 2024, a ban­deira tar­ifária per­mane­cia verde, por causa das condições favoráveis de ger­ação de ener­gia no país. Segun­do a Agên­cia, a mudança ocor­reu dev­i­do à redução das chu­vas, com a tran­sição do perío­do chu­voso para o perío­do seco do ano.

“Com o fim do perío­do chu­voso, a pre­visão de ger­ação de ener­gia prove­niente de hidrelétri­ca piorou, o que nos próx­i­mos meses poderá deman­dar maior aciona­men­to de usi­nas ter­melétri­c­as, que pos­suem ener­gia mais cara”, expli­cou a Aneel.

Bandeiras tarifárias

Cri­a­do em 2015 pela Aneel, o sis­tema de ban­deiras tar­ifárias reflete os cus­tos var­iáveis da ger­ação de ener­gia elétri­ca. Divi­di­das em níveis, as ban­deiras indicam quan­to está cus­tan­do para o Sis­tema Interli­ga­do Nacional (SIN) ger­ar a ener­gia usa­da nas residên­cias, em esta­b­elec­i­men­tos com­er­ci­ais e nas indús­trias. 

Quan­do a con­ta de luz é cal­cu­la­da pela ban­deira verde, não há nen­hum acrésci­mo. Quan­do são apli­cadas as ban­deiras ver­mel­ha ou amarela, a con­ta sofre acrésci­mos a cada 100 quilowatts-hora (kWh) con­sum­i­dos.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d