...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / CPI da Pandemia não quer investigar corrupção de verdade, diz senador

CPI da Pandemia não quer investigar corrupção de verdade, diz senador

Repro­dução: © Val­ter Campanato/Agência Brasil

Marcos Rogério diz que parlamentares preparam relatório paralelo


Pub­li­ca­do em 16/08/2021 — 23:32 Por Agên­cia Brasil — Brasília

O senador Mar­cos Rogério (DEM-RO), vice-líder do gov­er­no no Con­gres­so e mem­bro da Comis­são Par­la­men­tar de Inves­ti­gação (CPI) da Covid do Sena­do disse nes­ta segun­da-feira (16) que a CPI não quer inves­ti­gar cor­rupção de ver­dade, citan­do o Con­sór­cio do Nordeste e escân­da­los ocor­ri­dos em esta­dos como San­ta Cata­ri­na, Mato Grosso e Rio de Janeiro. Ele afir­mou que par­la­mentares gov­ernistas e inde­pen­dentes estão preparan­do um relatório para­le­lo ao que está sendo elab­o­ra­do pelo rela­tor da CPI, senador Renan Cal­heiros (MDB-AL).

“A CPI não cumprirá seu obje­ti­vo se ela não pro­duzir ali um tra­bal­ho que rep­re­sente min­i­ma­mente uma inves­ti­gação que vá além do que o rela­tor Renan [Cal­heiros] tem se esforça­do para faz­er neste momen­to, que é o foco 100% no gov­er­no fed­er­al, no Min­istério da Saúde. Com ele, não tem chance de inves­ti­gação do que acon­te­ceu no Con­sór­cio Nordeste, há uma blindagem no Con­sór­cio Nordeste, não tem chance para inves­ti­gar pro­fun­da­mente o que acon­te­ceu em out­ros esta­dos”, disse o senador.

Segun­do Mar­cos Rogério, se depen­der das lid­er­anças da CPI, não haverá inves­ti­gação sobre os recur­sos repas­sa­dos pela União a esta­dos e municí­pios. “Eles não querem inves­ti­gar cor­rupção de ver­dade, e aí ficam tra­bal­han­do em cima das nar­ra­ti­vas. O gov­er­no Bol­sonaro está diante do maior escân­da­lo de cor­rupção, aí quan­do você pega e vai ver, não tem um cen­ta­vo pago. Não há nada conc­re­ta­mente con­tra o gov­er­no fed­er­al no tocante à questão da cor­rupção, há em relação aos esta­dos. No meu relatório, no relatório que nós vamos apre­sen­tar, cer­ta­mente que nós vamos pas­sar por tudo aqui­lo que nós tive­mos con­ta­to. Chegou doc­u­men­to, tem pro­va, é pos­sív­el pro­duzir um relatório com base no que está ali? Nós vamos pro­duzir, sem falar naque­les pon­tos que já falam­os ao lon­go das oiti­vas até aqui”, garan­tiu.

O senador foi entre­vis­ta­do no pro­gra­ma Sem Cen­sura, da TV Brasil, e falou tam­bém sobre temas como pro­je­tos para os microem­presários, pedi­dos de impeach­ment de min­istros de Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) e sobre a pan­demia e seus efeitos.

Para Mar­cos Rogério, os nomes de André Men­donça para o Supre­mo e de Augus­to Aras para ser recon­duzi­do à Procu­rado­ria-Ger­al da Repúbli­ca devem ser aprova­dos em sabati­nas no Sena­do. Ele disse que os senadores gov­ernistas estão fazen­do seu tra­bal­ho neste sen­ti­do para diminuir even­tu­ais resistên­cias con­tra os dois nomes.

O senador tam­bém falou sobre temas que con­sid­era impor­tante serem dis­cu­ti­do pelo Sena­do, como a refor­ma trib­utária. “É um tema com­plexo, que envolve dis­putas region­ais, é um tema que nós vamos ter que con­tin­uar tra­bal­han­do, amadure­cen­do, tan­to as pro­postas que estão na Câmara quan­to a PEC [pro­pos­ta de emen­da à Con­sti­tu­ição] que está no Sena­do Fed­er­al. Esta sem­ana deve­mos ter algu­mas reuniões para tratar deste assun­to. Quer­e­mos avançar, pelo menos garan­tir a sim­pli­fi­cação do sis­tema”, garante Mar­cos Rogério, que se diz otimista de que o Sena­do pos­sa avançar ain­da mais tan­to na refor­ma trib­utária quan­ta na admin­is­tra­ti­va.

Veja aqui a entre­vista com­ple­ta:

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Morre Arlindo de Souza, conhecido como “Popeye Brasileiro”

Ele ficou conhecido por usar óleo mineral nos braços, prática perigosa Luciano Nasci­men­to — Repórter …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d