...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / Damares Alves anuncia Plano de Enfrentamento ao Feminicídio para março

Damares Alves anuncia Plano de Enfrentamento ao Feminicídio para março

A ministra da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, participa do lançamento da campanha para detecção precoce do câncer de mama
© Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil (Repro­dução)

Ministra participa do programa Brasil em Pauta na TV Brasil


Pub­li­ca­do em 21/02/2021 — 08:33 Por Agên­cia Brasil — Brasília

A min­is­tra da Mul­her, da Família e dos Dire­itos Humanos, Damares Alves, falou no pro­gra­ma Brasil em Pau­ta na TV Brasil sobre as prin­ci­pais real­iza­ções da pas­ta no ano de 2021 e as pre­visões para este ano. Entre as novi­dades estão a inten­si­fi­cação do com­bate à vio­lên­cia con­tra a mul­her, com a implan­tação do Plano de Enfrenta­men­to ao Fem­i­nicí­dio, pre­vista para o iní­cio de março. De acor­do com Damares Alves, só no ano pas­sa­do, o Ligue 180 reg­istrou aumen­to de 39% no número de denún­cias de vio­lên­cia con­tra mul­her.

Segun­do a min­is­tra, tam­bém faz parte do com­bate à vio­lên­cia domés­ti­ca a ampli­ação da rede de Casas da Mul­her Brasileira, lugar que reúne diver­sos serviços de pro­teção como del­e­ga­cia, psicól­o­gos e acol­hi­men­to para quem foi víti­ma de vio­lên­cia. De acor­do com Damares, hoje o Brasil pos­sui ape­nas 7 espaços como esse e a meta é cri­ar 27 novos cen­tros ain­da este ano. A min­is­tra fez um ape­lo às mul­heres víti­mas de vio­lên­cia: “Nos pro­curem. Nós vamos até vocês”.

Balanço

Damares Alves tam­bém fez um bal­anço das ações desen­volvi­das pela pas­ta nos últi­mos meses, em espe­cial, durante a pan­demia do novo coro­n­avírus. O gov­er­no entre­gou ces­tas bási­cas e kits de higiene para indí­ge­nas, quilom­bo­las e comu­nidades tradi­cionais. O obje­ti­vo era evi­tar que ess­es povos saíssem do iso­la­men­to. “O nos­so min­istério dis­tribuiu, dire­ta­mente, em torno de 450 mil ces­tas bási­cas ben­e­fi­cian­do inúmeras famílias indí­ge­nas”.

Out­ra medi­da impor­tante foi a cri­ação, em 2020, de novos canais de denún­cia como What­sApp (pelo número 61- 99656–5008), Telegram (bas­ta ape­nas dig­i­tar Dire­itoshu­manos­brasil­bot) e um aplica­ti­vo que inclu­sive fun­ciona com vídeochama­da em qual­quer lugar do mun­do.

A entre­vista com­ple­ta você con­fere às 19h30, no pro­gra­ma Brasil em Pau­ta,  na TV Brasil.

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Morre Arlindo de Souza, conhecido como “Popeye Brasileiro”

Ele ficou conhecido por usar óleo mineral nos braços, prática perigosa Luciano Nasci­men­to — Repórter …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d