...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Defesa Civil alerta para chuva intensa nos primeiros dias do ano em SP

Defesa Civil alerta para chuva intensa nos primeiros dias do ano em SP

Gabinete de crise coordenará ações preventivas

Elaine Patri­cia Cruz – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 31/12/2025 — 13:05
São Paulo
São Paulo (SP), 11/03/2025 - Mudança de tempo provoca chuva na cidade. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

A pas­sagem de uma frente fria pela cos­ta do esta­do de São Paulo deve inten­si­ficar a insta­bil­i­dade e ele­var o risco para chu­va forte e tem­po­rais nes­ta primeira sem­ana de Ano Novo. O aler­ta é da Defe­sa Civ­il estad­ual.

Os primeiros dias de janeiro dev­erão ser mar­ca­dos por chu­vas fortes e tem­po­rais em diver­sas regiões do esta­do, infor­mou o órgão. Além dis­so, o avanço dessa frente fria vai con­tribuir para uma redução grad­ual das tem­per­at­uras e pelo enfraque­c­i­men­to do calor inten­so que foi obser­va­do nos últi­mos dias.

Neste últi­mo dia de 2025, a pre­visão é de pre­domínio de sol em grande parte do ter­ritório paulista, com tem­per­at­uras ele­vadas e sen­sação de abafa­men­to. No entan­to, a com­bi­nação entre calor e umi­dade deve aumen­tar o risco para pan­cadas de chu­va iso­ladas, que podem ocor­rer de for­ma mod­er­a­da ou forte e acom­pan­hadas por raios e rajadas de ven­to, prin­ci­pal­mente nas regiões do Vale do Paraí­ba, Litoral Norte e Vale do Ribeira.

Para aman­hã (1), a expec­ta­ti­va é de que o sol apareça entre nuvens, com pre­visão de pan­cadas de chu­va a par­tir da tarde, que podem ser de mod­er­adas a fortes.

Entre os dias 1º e 4, a pre­visão é de que o acu­mu­la­do de chu­va seja sig­ni­fica­ti­vo, prin­ci­pal­mente nas regiões do Vale do Ribeira, Soro­ca­ba, Camp­inas, Baix­a­da San­tista e Litoral Norte. Tam­bém deve chover muito na região met­ro­pol­i­tana de São Paulo, no Vale do Paraí­ba e na região da Ser­ra da Man­tiqueira.

Por causa dessa pre­visão, a Defe­sa Civ­il mon­tou um gabi­nete de crise para coor­denar as ações de pre­venção e de atendi­men­to dos municí­pios paulis­tas.

Recomendações

A Defe­sa Civ­il ori­en­ta os motoris­tas que pre­ten­dem via­jar durante o perío­do de Ano Novo a redo­brarem a atenção, prin­ci­pal­mente durante episó­dios de chu­va forte. Segun­do o órgão, é pre­ciso evi­tar trafe­gar por áreas ala­gadas, reduzir a veloci­dade em pis­tas mol­hadas e man­ter dis­tân­cia segu­ra entre os veícu­los.

Já para quem estiv­er curtin­do os dias na pra­ia, a Defe­sa Civ­il recomen­da que, durante os tem­po­rais, as pes­soas evitem per­manecer na faixa de areia e não entrem no mar, bus­can­do abri­go em locais seguros. Em caso de raios, a pes­soa deve sair ime­di­ata­mente da água e se afas­tar de áreas aber­tas.

Aque­les que vão pas­sar o feri­ado em chá­caras, sítios ou áreas de laz­er com pisci­na, a recomen­dação é sair ime­di­ata­mente da pisci­na em caso de tem­po­rais e evi­tar áreas aber­tas. Out­ra ori­en­tação do órgão é não per­manecer próx­i­mo a árvores, postes ou estru­turas metáli­cas e bus­car abri­go em locais seguros e cober­tos. Tam­bém é impor­tante sus­pender ativi­dades ao ar livre durante a ocor­rên­cia de raios.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d