...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Enem 2021: Inep altera edital para pessoas privadas de liberdade

Enem 2021: Inep altera edital para pessoas privadas de liberdade

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal jr/Agência Brasil

Inscrições que acabariam nesta sexta, agora vão até 24 de setembro


Pub­li­ca­do em 14/09/2021 — 11:38 Por Andreia Verdélio – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep) reti­fi­cou o edi­tal do Exame Nacional do Ensi­no Médio para Pes­soas Pri­vadas de Liber­dade ou jovens sob medi­da socioe­d­uca­ti­va que inclua pri­vação de liber­dade, o Enem PPL 2021. O novo doc­u­men­to foi pub­li­ca­do hoje (14) no Diário Ofi­cial da União com mudança na data de inscrição e apli­cação das provas.

O pra­zo para adesão das unidades foi reaber­to e os órgãos de admin­is­tração pri­sion­al e socioe­d­uca­ti­va dos esta­dos e Dis­tri­to Fed­er­al poderão aderir ao exame e indicar o respon­sáv­el pedagógi­co até sex­ta-feira (17). Já o pra­zo para inscrição, que acabaria na sex­ta, foi pror­ro­ga­do até 24 de setem­bro. Elas podem ser feitas no site do Inep.

O respon­sáv­el pedagógi­co é o encar­rega­do da unidade por acom­pan­har todas as eta­pas do exame até a divul­gação dos resul­ta­dos. Entre as obri­gações estão solic­i­tar atendi­men­to espe­cial­iza­do e trata­men­to pelo nome social para os par­tic­i­pantes que pre­cis­arem, indicar as salas de provas e divul­gar as infor­mações aos par­tic­i­pantes.

Tam­bém cabe a ele man­ter, sob sua guar­da e sig­i­lo, a sen­ha de aces­so ao sis­tema e os números de inscrição e de Cadas­tro de Pes­soa Físi­ca (CPF) dos par­tic­i­pantes. Os dados são indis­pen­sáveis para o acom­pan­hamen­to do proces­so de inscrição e a obtenção dos resul­ta­dos indi­vid­u­ais.

As provas serão apli­cadas pelo Inep nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022.

O Enem PPL têm o mes­mo nív­el de difi­cul­dade do Enem reg­u­lar. A úni­ca difer­ença está na apli­cação, que ocorre den­tro de unidades pri­sion­ais e socioe­d­uca­ti­vas indi­cadas pelos órgãos de admin­is­tração de cada esta­do e do Dis­tri­to Fed­er­al.

O exame é apli­ca­do des­de 2010 pelo Inep, em parce­ria com o Min­istério da Justiça e Segu­rança Públi­ca, por meio do Depar­ta­men­to Pen­i­ten­ciário Nacional (Depen). Além de per­mi­tir o aces­so ao ensi­no supe­ri­or, o Enem PPL tem o obje­ti­vo de con­tribuir para ele­var a esco­lar­i­dade da pop­u­lação pri­sion­al brasileira.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

MEC fará pesquisa sobre impacto da restrição de celular nas escolas

Lei que restringiu uso completa um ano de vigência nesta terça (13) Tatiana Alves — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d