...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Enem 2025: Inep anula três questões por suspeita de vazamento

Enem 2025: Inep anula três questões por suspeita de vazamento

PF é acionada para apurar divulgação de itens sigilosos

Daniel­la Almei­da — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 18/11/2025 — 16:59
Brasília
Brasília (DF), 16/11/2025 - Candidatos comparecem a local de prova para realização do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

O Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep) infor­mou, na tarde des­ta terça-feira (18), que o Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) 2025, terá três questões anu­ladas.

Em comu­ni­ca­do públi­co, o Inep expli­ca que a decisão foi toma­da pela equipe téc­ni­ca do insti­tu­to dev­i­do às semel­hanças entre questões que cir­cu­lam na inter­net e as que estavam pre­sente na avali­ação ofi­cial, apli­ca­da nos últi­mos dias 9 e 16 de novem­bro a mais de 4 mil­hões de can­didatos.

“Ao iden­ti­ficar relatos de ante­ci­pação de questões sim­i­lares às do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) 2025, a equipe téc­ni­ca que faz parte da comis­são asses­so­ra respon­sáv­el pela mon­tagem das provas anal­isou as cir­cun­stân­cias e decid­iu, com base em infor­mações sobre a mon­tagem do teste, pela anu­lação de três itens apli­ca­dos na pro­va”, diz a nota.

O vídeo de uma trans­mis­são ao vivo, veic­u­la­do dias antes da apli­cação do segun­do dia de provas, no últi­mo domin­go (16), reper­cu­tiu nas redes soci­ais.

A par­tir das ima­gens, o Inep recon­hece que foram iden­ti­fi­cadas sim­i­lar­i­dades pon­tu­ais com os itens da pro­va. No entan­to, o órgão garante que nen­hu­ma questão foi apre­sen­ta­da tal qual na edição de 2025 do exame.

Acom­pan­he a cober­tu­ra com­ple­ta da EBC na COP30

Investigação federal

O Inep acio­nou a Polí­cia Fed­er­al (PF) para apu­rar a con­du­ta e auto­ria na divul­gação das questões e para respon­s­abi­lizar os envolvi­dos por even­tu­al que­bra de con­fi­den­cial­i­dade ou ato de má-fé pela pub­li­ciza­ção, de for­ma inde­v­i­da, de questões sig­ilosas.

As inves­ti­gações de pos­síveis fraudes no Enem são de com­petên­cia da Polí­cia Fed­er­al, porque as provas são serviço fed­er­al, de inter­esse públi­co. O Enem é coor­de­na­do pelo Inep, autar­quia fed­er­al vin­cu­la­da ao Min­istério da Edu­cação (MEC).

Entenda

Para a elab­o­ração e cor­reção do Enem, o Inep ado­ta um mod­e­lo estatís­ti­co chama­do de Teo­ria da Respos­ta ao Item (TRI.  A metodolo­gia – que usa um con­jun­to de mod­e­los matemáti­cos e con­sid­era a par­tic­u­lar­i­dade de cada questão – deman­da que os itens sejam pré-tes­ta­dos com gru­pos de estu­dantes antes de faz­erem parte da pro­va. Isso é necessário para “cal­i­brar” o nív­el de difi­cul­dade de cada questão que com­põem o exame.

Por isso, quem par­tic­i­pa de pré-testes tem con­ta­to com questões de múlti­pla escol­ha que podem vir a com­por as provas do Enem em algu­ma de suas edições.

Todos os itens que são aprova­dos no pré-testes pas­sam a com­por o Ban­co Nacional de Itens, que reúne as questões que serão uti­lizadas para elab­o­rar as edições do exame.

O Inep infor­ma que pro­move diver­sas estraté­gias para cal­i­brar as questões que com­põem o Ban­co Nacional de Itens e podem ser usadas na elab­o­ração das provas do Enem.

Mes­mo diante da pos­si­bil­i­dade de even­tu­al vaza­men­to de questões, o Inep reafir­mou a isono­mia, lisura e val­i­dade das provas do Enem 2025.

“Os proces­sos envolvem rig­orosos pro­to­co­los de segu­rança, que foram cumpri­dos em todas as eta­pas do exame”, final­iza a nota.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d