...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Enem digital tem 68,1% de abstenção

Enem digital tem 68,1% de abstenção

Rio de Janeiro - Candidatos participam da primeira aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital, na UniCarioca. (Fernando Frazão/Agência Brasil)
© Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil (Repro­dução)

Segundo Inep, 34.590 candidatos fizeram as provas


Pub­li­ca­do em 31/01/2021 — 21:50 Por Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

O primeiro dia de apli­cação da ver­são dig­i­tal do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) reg­istrou a ausên­cia de 68,1% dos 93 mil can­didatos inscritos. De acor­do com o Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep), ao todo, 34.590 can­didatos fiz­er­am as provas.

O pres­i­dente do Inep, Alexan­dre Lopes, atribui as fal­tas prin­ci­pal­mente à pan­demia do novo coro­n­avírus. “O índice de abstenção con­tin­ua alto, como tam­bém teve no Enem impres­so. A gente entende que isso é muito em função da pan­demia. Alguns locais estão em lock­down, as pes­soas não saíram de suas casas para faz­er as provas”, diz. O Enem impres­so, final­iza­do no últi­mo domin­go (24), teve abstenção recorde na história do exame. Mais da metade dos can­didatos não com­pare­ceu.

Por con­ta da pan­demia, o Inep ado­tou uma série de medi­das de segu­rança, como o uso obri­gatório de más­caras cobrindo o nar­iz e a boca, a disponi­bi­liza­ção de álcool em gel nos locais de pro­va e a ante­ci­pação da aber­tu­ra dos portões, das 12h para as 11h30, no horário de Brasília. Can­didatos com sin­tomas da covid-19 ou de out­ra doença infec­to­con­ta­giosa não dev­e­ri­am com­pare­cer ao local de pro­va. Ess­es can­didatos terão dire­ito a reapli­cação do exame, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Ao todo, até o momen­to, 174 par­tic­i­pantes pedi­ram para par­tic­i­par da reapli­cação. Dess­es pedi­dos, 118 foram aceitos pelo Inep. O pedi­do deve ser feito pela Pági­na do Par­tic­i­pante. O pra­zo ain­da será definido. Mais 70 can­didatos foram elim­i­na­dos por desre­speitarem as regras do exame.

Segun­do Lopes, o exame mar­ca o iní­cio de mudanças não ape­nas no próprio Enem, que dev­erá se tornar 100% dig­i­tal até 2026, como nas demais avali­ações do Inep, que dev­erão tam­bém pas­sar a ser feitas no for­ma­to dig­i­tal. “Ago­ra em 2021 a gente fez uma grande mudança, começan­do uma nova jor­na­da, que é o começo da dig­i­tal­iza­ção das avali­ações e dos exam­es feitos pelo Inep. O primeiro a ser escol­hi­do foi jus­ta­mente o Enem”, diz.

Atrasos na aplicação

Neste domin­go, par­tic­i­pantes relataram atra­sos no iní­cio da apli­cação das provas por prob­le­mas téc­ni­cos ou mes­mo imped­i­men­to na real­iza­ção do exame. De acor­do com o dire­tor de Tec­nolo­gia e Dis­sem­i­nação de Infor­mações Edu­ca­cionais do Inep, Cami­lo Mus­si, isso ocor­reu por prob­le­mas de um dos servi­dores na trans­mis­são das provas para os com­puta­dores. Os exam­es foram envi­a­dos neste domin­go, pela inter­net, pelas máquinas ante­ci­pada­mente cadastradas para o Enem.

A trans­mis­são atra­sou, de acor­do com o dire­tor, até as 1h30. “Gostaríamos que todos tivessem começa­do as provas às 13h30. Não foi pos­sív­el. Alguns par­tic­i­pantes, pelo tem­po, foram emb­o­ra e terão dire­ito à reapli­cação”, diz.

O pres­i­dente do Inep enfa­ti­za que aque­les que não con­seguiram faz­er a pro­va hoje poderão, caso dese­jem, faz­er as provas no próx­i­mo domin­go (7) e pedir para faz­er ape­nas o primeiro dia do exame na data da reapli­cação. “Tive­mos alguns prob­le­mas? Tive­mos, mas todo proces­so novo, inédi­to, está sujeito a obstácu­los, empecil­hos”, diz.

Rio de Janeiro - Candidatos participam da primeira aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital, na UniCarioca. (Fernando Frazão/Agência Brasil)
Apli­cação do Enem Dig­i­tal teve medi­das de pre­venção à covid-19, como disponi­bil­i­dade de álcool em gel  — Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil (Repro­dução)

Enem digital

Esta é a primeira vez que o Enem é apli­ca­do no for­ma­to dig­i­tal, de for­ma pilo­to. As provas começaram a ser apli­cadas hoje, quan­do os par­tic­i­pantes respon­der­am as questões de lin­gua­gens, ciên­cias humanas e fiz­er­am a redação. No próx­i­mo domin­go, resolverão as questões de matemáti­ca e ciên­cias da natureza. As provas serão disponi­bi­lizadas ao final de cada dia de apli­cação. Os cader­nos de pro­va do primeiro dia podem ser baix­a­dos na pági­na do Inep.  Os gabar­i­tos ofi­ci­ais serão disponi­bi­liza­dos até o dia 10 de fevereiro.

As notas poderão ser usadas para con­cor­rer a vagas no ensi­no supe­ri­or e par­tic­i­par de pro­gra­mas como o Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu), Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (ProUni) e Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies).

A ver­são impres­sa do Enem 2020 foi apli­ca­da nos dias 17 e 24 de janeiro. Cer­ca de 2,5 mil­hões de estu­dantes fiz­er­am as provas. O exame, tan­to o impres­so quan­to o dig­i­tal, foi sus­pen­so no esta­do do Ama­zonas e o impres­so foi sus­pen­so em Rolim de Moura (RO) e em Espigão D’Oeste (RO) dev­i­do aos impactos da pan­demia nes­sas local­i­dades. Ess­es estu­dantes poderão faz­er as provas tam­bém na reapli­cação. Segun­do o Min­istério da Edu­cação, foram cer­ca de 20 ações judi­ci­ais, em todo o país, con­trárias à real­iza­ção do exame.

Edição: Fábio Mas­sal­li

Você pode Gostar de:

MEC fará pesquisa sobre impacto da restrição de celular nas escolas

Lei que restringiu uso completa um ano de vigência nesta terça (13) Tatiana Alves — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d