...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Enem: estudante com doença infectocontagiosa pode pedir reaplicação

Enem: estudante com doença infectocontagiosa pode pedir reaplicação

Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Prazo para solicitar reaplicação do exame vai até dia 3


Pub­li­ca­do em 29/11/2021 — 11:57 Por Agên­cia Brasil — Brasília

O par­tic­i­pante que apre­sen­tou sin­tomas de algu­ma das doenças infec­to­con­ta­giosas como covid-19 e não com­pare­ceu às provas do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) já pode pedir a reapli­cação por meio da Pági­na do Par­tic­i­pante. O pra­zo começa nes­ta segun­da-feira (29) e vai até 3 de dezem­bro. 

O pedi­do vale tan­to para quem perdeu o primeiro, o segun­do ou os dois dias de pro­va. A reapli­cação será con­fir­ma­da por meio da pági­na do par­tic­i­pante.

Con­forme o edi­tal do exame, são con­sid­er­adas doenças infec­to­con­ta­giosas para pedir a reapli­cação: coqueluche, dif­te­ria, doença inva­si­va por Haemophilus influen­za, doença meningocó­ci­ca e out­ras menin­gites, varío­la, Influen­za humana A e B, poliomielite por poliovírus sel­vagem, saram­po, rubéo­la, varicela e covid-19.

Documentos

Para solic­i­tar a reapli­cação o estu­dante deve inserir doc­u­men­to legív­el que com­pro­ve a doença com o nome com­ple­to do par­tic­i­pante, o diag­nós­ti­co com a descrição da condição de saúde e o códi­go cor­re­spon­dente à Clas­si­fi­cação Inter­na­cional de Doença (CID 10), além da assi­natu­ra e da iden­ti­fi­cação do profis­sion­al com­pe­tente, com o respec­ti­vo reg­istro do Con­sel­ho Region­al de Med­i­c­i­na (CRM), do Min­istério da Saúde (RMS) ou de órgão com­pe­tente, assim como a data do atendi­men­to.

O doc­u­men­to deve ser anex­a­do em for­ma­to PDF, PNG ou JPG, no taman­ho máx­i­mo de dois megabytes (MB).

Reaplicação

O Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep) reapli­cará as provas em 9 e 16 de janeiro de 2022. Na ocasião, tam­bém será fei­ta a apli­cação das provas para Pes­soas Pri­vadas de Liber­dade ou sob medi­da socioe­d­uca­ti­va que inclua pri­vação de liber­dade (Enem PPL) 2021.

Os par­tic­i­pantes isen­tos da taxa de inscrição que fal­taram ao Enem 2020 que se inscrever­am entre 14 e 26 de setem­bro tam­bém vão faz­er a pro­va em 9 e 16 de janeiro de 2022.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

MEC fará pesquisa sobre impacto da restrição de celular nas escolas

Lei que restringiu uso completa um ano de vigência nesta terça (13) Tatiana Alves — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d