...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Enem: estudantes com covid-19 podem pedir reaplicação da prova

Enem: estudantes com covid-19 podem pedir reaplicação da prova

Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

A medida também vale para o segundo dia de prova, no próximo domingo


Pub­li­ca­do em 23/11/2021 — 06:30 Por Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

O Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) 2021, assim como o Enem 2020, tem uma série de medi­das de segu­rança con­tra a covid-19. As provas começaram a ser apli­cadas no últi­mo domin­go (21) e quem apre­sen­tou algum sin­toma poderá pedir a para par­tic­i­par da reapli­cação do exame. O mes­mo vale para quem apre­sen­tar sin­tomas da doença até o segun­do dia de pro­va, no próx­i­mo domin­go (28).

A reapli­cação será nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, mes­ma data da apli­cação do exame para Pes­soas Pri­vadas de Liber­dade ou sob medi­da socioe­d­uca­ti­va que inclua pri­vação de liber­dade (Enem PPL) 2021 e para os par­tic­i­pantes isen­tos da taxa de inscrição em 2020, que por decisão do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF)  tiver­am nova opor­tu­nidade de inscrição no Enem.

A reapli­cação dev­erá ser solic­i­ta­da na Pági­na do Par­tic­i­pante, entre 29 de novem­bro e 3 de dezem­bro, jun­to com a doc­u­men­tação que com­pro­ve a condição de saúde do inscrito.

A doc­u­men­tação deve apre­sen­tar o nome com­ple­to do par­tic­i­pante, o diag­nós­ti­co com a descrição da condição de saúde do inscrito e o códi­go cor­re­spon­dente à Clas­si­fi­cação Inter­na­cional de Doença (CID 10). O doc­u­men­to deve estar legív­el e con­star a assi­natu­ra e a iden­ti­fi­cação do profis­sion­al com­pe­tente, com respec­ti­vo reg­istro do Con­sel­ho Region­al de Med­i­c­i­na (CRM), do Min­istério da Saúde (RMS) ou de órgão com­pe­tente.

Segun­do o Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep), tem dire­ito a reapli­cação o par­tic­i­pante que apre­sen­tar sin­toma de covid-19 na sem­ana que ante­cede o primeiro ou o segun­do dia do exame. A mes­ma ori­en­tação serve para quem estiv­er com algu­ma das out­ras doenças infec­to­con­ta­giosas lis­tadas nos edi­tais do Enem impres­so e Dig­i­tal: tuber­cu­lose, coqueluche, dif­te­ria, doença inva­si­va por Haemophilus influen­za, doença meningocó­ci­ca e out­ras menin­gites, varío­la, Influen­za humana A e B, poliomielite por poliovírus sel­vagem, saram­po, rubéo­la e varicela.

O Inep anal­is­ará a doc­u­men­tação com­pro­batória das condições dos par­tic­i­pantes. Quem tiv­er a doc­u­men­tação aprova­da terá a par­tic­i­pação garan­ti­da na reapli­cação.

Uso de máscara

O Enem ocorre em um momen­to em que a vaci­nação avança no Brasil e há redução nos casos e no número de mortes por covid-19. Mes­mo assim, segun­do espe­cial­is­tas a ori­en­tação é man­ter as medi­das de segu­rança, ain­da mais em um exame de grandes pro­porções como o Enem. O exame pre­vê o dis­tan­ci­a­men­to entre as carteiras e a disponi­bi­liza­ção de álcool em gel.

O uso de más­cara de pro­teção, cobrindo total­mente nar­iz e boca, é obri­gatório durante todo o perío­do em que o par­tic­i­pante per­manecer no local de apli­cação da pro­va, sendo per­mi­ti­do retirá-la ape­nas no momen­to da iden­ti­fi­cação, antes de aces­sar a sala de pro­va, para beber água e para com­er. Quem des­cumprir a regra, poderá ser elim­i­na­do.

Problemas logísticos

Os can­didatos que foram afe­ta­dos por prob­le­mas logís­ti­cos durante a apli­cação das provas tam­bém devem estar aten­tos ao pra­zo de 29 de novem­bro a 3 de dezem­bro para pedir a reapli­cação do exame. São con­sid­er­a­dos prob­le­mas logís­ti­cos fal­ta de ener­gia elétri­ca, infil­trações por con­ta de chu­vas, fal­has no com­puta­dor — no caso do Enem dig­i­tal, entre out­ros que prej­udiquem a real­iza­ção das provas.

Enem 2021

O Enem 2021 começou a ser apli­ca­do no dia 21 e segue no dia 28 de novem­bro, tan­to na ver­são impres­sa quan­to na ver­são dig­i­tal. No primeiro dia do Enem, os can­didatos fiz­er­am as provas de lin­gua­gens, ciên­cias humanas e redação. Ao todo, dos 3,1 mil­hões de inscritos, 74% com­pare­ce­r­am ao exame. No segun­do dia, par­tic­i­pantes farão as provas de matemáti­ca e ciên­cias da natureza. Por con­ta da pan­demia, o exame ado­tou uma série de medi­das de segu­rança.

O Enem sele­ciona estu­dantes para vagas do ensi­no supe­ri­or públi­cas, pelo Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu), para bol­sas em insti­tu­ições pri­vadas, pelo Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies). Os resul­ta­dos tam­bém podem ser usa­dos para ingres­sar em insti­tu­ições de ensi­no por­tugue­sas que têm con­vênio com o Inep.

Questões do Enem

Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC) tem uma pro­gra­mação inten­sa de cober­tu­ra do Enem, com dicas e cor­reção de provas. Mais infor­mações estão disponíveis aqui. Para tes­tar os con­hec­i­men­tos, os estu­dantes podem aces­sar gra­tuita­mente o Questões Enem, um ban­co que reúne todas as questões do Enem de 2009 a 2020. No sis­tema, é pos­sív­el escol­her quais áreas do con­hec­i­men­to se quer estu­dar. O ban­co sele­ciona as questões de maneira aleatória.

Acom­pan­he a cober­tu­ra da Agên­cia Brasil sobre o Enem 2021:

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

MEC fará pesquisa sobre impacto da restrição de celular nas escolas

Lei que restringiu uso completa um ano de vigência nesta terça (13) Tatiana Alves — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d