...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Evento esclarece dúvidas sobre concessão do Parque Nacional do Iguaçu

Evento esclarece dúvidas sobre concessão do Parque Nacional do Iguaçu

Repro­dução: © Fabío­la Sinimbú/Agência Brasil

Edital do leilão foi publicado em dezembro de 2021


Pub­li­ca­do em 02/02/2022 — 11:42 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Começa hoje (2) e vai até o dia 4 de fevereiro o 2º road­show para esclare­cer dúvi­das sobre a con­cessão e o proces­so lic­i­tatório do Par­que Nacional do Iguaçu, uma área de quase 200 mil hectares local­iza­da no Paraná, rica em bio­di­ver­si­dade da flo­ra e da fau­na brasileira. O even­to é orga­ni­za­do pelo Min­istério do Meio Ambi­ente (MMA).

Tra­ta-se da maior reser­va remanes­cente de Mata Atlân­ti­ca da região. Cri­a­do em 1939, o par­que tem, como prin­ci­pal atração turís­ti­ca, as Cataratas do Iguaçu, eleitas uma das Sete Mar­avil­has da Natureza em 2011.

Para esclare­cer dúvi­das sobre a con­cessão e o proces­so lic­i­tatório aos inter­es­sa­dos, o 2º Road­show terá hoje reuniões pres­en­ci­ais com investi­dores inter­es­sa­dos no empreendi­men­to. Nos dias 3 e 4, as reuniões serão por video­con­fer­ên­cia.

Os encon­tros serão, de acor­do com a asses­so­ria do min­istério, “fecha­dos e con­fi­den­ci­ais”, de for­ma a preser­var “infor­mações estratég­i­cas e dúvi­das” de cada poten­cial investi­dor jun­to aos órgãos envolvi­dos.

O edi­tal do leilão foi pub­li­ca­do em dezem­bro de 2021, pre­ven­do que o futuro con­ces­sionário não poderá cobrar pelo ingres­so “val­or além do esta­b­ele­ci­do em con­tra­to”. Será pos­sív­el esta­b­ele­cer pacotes espe­ci­ais para vis­i­tas de mais de um dia, de for­ma a incen­ti­var a per­manên­cia do tur­ista na região.

“Moradores dos 13 municí­pios do entorno do par­que terão descon­to no ingres­so e pagarão 20% do val­or máx­i­mo pre­vis­to”, infor­ma o MMA.

A nova con­cessão tem o poten­cial de duplicar o número de vis­i­tantes do par­que no perío­do de 30 anos, com expan­são da área con­ces­sion­a­da e a real­iza­ção de inves­ti­men­tos capazes de aumen­tar a atra­tivi­dade da vis­i­tação.

A pre­visão é de que o leilão ocor­ra em 22 de março. Segun­do o MMA, a con­cessão resul­tará em R$ 500 mil­hões em inves­ti­men­tos ape­nas em infraestru­turas. Out­ros R$ 3 bil­hões serão apli­ca­dos na oper­ação do par­que durante o perío­do da con­cessão.

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d