...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Festa na Roça lidera ranking de músicas de festas juninas

Festa na Roça lidera ranking de músicas de festas juninas

mca_07061916636

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr./Agência Brasil

Música foi a mais tocada nos eventos últimos quatro anos


Pub­li­ca­do em 26/06/2021 — 18:07 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Lev­an­ta­men­to feito pelo Escritório Cen­tral de Arrecadação e Dis­tribuição (Ecad) rev­el­ou que o rank­ing de músi­cas tradi­cionais de fes­tas jun­i­nas mais tocadas no país na últi­ma déca­da é lid­er­a­do por Fes­ta na roça, de Mario Zan e Palmeira. De acor­do com o Ecad, essa músi­ca foi a mais toca­da em even­tos juni­nos nos últi­mos qua­tro anos.

Tam­bém apare­cem entre as três primeiras músi­cas con­sid­er­adas top as canções Olha pro céu, de Gon­za­gão e José Fer­nan­des de Car­val­ho, e Asa bran­ca, de Hum­ber­to Teix­eira e Gon­za­gão.

Segun­do infor­mou o Ecad, o seg­men­to de fes­ta jun­i­na foi um dos mais impacta­dos na arrecadação e dis­tribuição de dire­itos autorais no ano pas­sa­do, quan­do começou no Brasil a pan­demia do novo coro­n­avírus. A que­da nos rendi­men­tos em dire­itos autorais des­ti­na­dos aos com­pos­i­tores e artis­tas, que tiver­am suas canções tocadas em even­tos juni­nos, foi de 83% em com­para­ção ao ano de 2019.

Entre as dez mais tocadas, apare­cem ain­da O san­foneiro só toca­va isso, de Harol­do Lobo e Ger­al­do Medeiros; Pagode rus­so, de João Sil­va e Gon­za­gão; O xote das meni­nas, de Zé Dan­tas e Gon­za­gão; Pula a fogueira, de Amor e João Bas­tos Fil­ho; Eu só quero um xodó, de Domin­guin­hos e Anastá­cia; Quadrilha brasileira, de Ger­son Fil­ho e José Maria de Aguiar Fil­ho; e Esperan­do na janela, de Raimund­in­ho do Acordeon, Targino Gondim e Manu­ca Almei­da.

Da déci­ma-primeira à vigési­ma colo­cação entre as canções mais tocadas, foram apu­radas pelo Ecad as seguintes com­posições: São João na roça, de Zé Dan­tas e Gon­za­gão; Anto­nio Pedro e João, de Oswal­do San­ti­a­go e Bened­i­to Lac­er­da; Fre­vo mul­her, de Zé Ramal­ho; Isto é lá com San­to Antônio, de Lamar­tine Babo; Fogo sem fuzil, de José Mar­col­i­no e Gon­za­gão; Son­ho de papel, de Alber­to Ribeiro; Xote dos mila­gres, de Tato; Isso aqui tá bom demais, de Domin­guin­hos e Nan­do Cordel; Rindo à toa, de Tato; e Chegou a hora da fogueira, de Lamar­tine Babo.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d