...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Saúde / Governo deve reabrir 135 leitos de covid-19 no Rio de Janeiro

Governo deve reabrir 135 leitos de covid-19 no Rio de Janeiro

Repro­dução: © Ascom/Secretaria da Saúde do Esta­do (Sesab)

Marcelo Queiroga visitou hoje hospitais federais na capital fluminense


Pub­li­ca­do em 29/01/2022 — 16:50 Por Ake­mi Nita­hara – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Em visi­ta hoje ao Hos­pi­tal Fed­er­al de Bon­suces­so e ao Hos­pi­tal Uni­ver­sitário Clementi­no Fra­ga Fil­ho, da Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Rio de Janeiro (UFRJ), con­heci­do como Hos­pi­tal do Fundão, o min­istro da Saúde, Marce­lo Queiroga, anun­ciou a reaber­tu­ra de pelo menos 135 leitos de UTI para pacientes com covid-19 nas duas unidades, além da con­tratação de 1,7 mil profis­sion­ais de saúde para os hos­pi­tais fed­erais do Rio de Janeiro.

De acor­do com o min­istro, essas ações devem ocor­rer nos próx­i­mos dias, em com­ple­men­to à atu­ação da prefeitu­ra e do gov­er­no do esta­do no com­bate à pan­demia.

Repro­dução: Marce­lo Queiroga em visi­ta a hos­pi­tais fed­erais no Rio de Janeiro — Fer­nan­do Brito /MS

“Claro que o vírus é um inimi­go impre­visív­el e nós não podemos baixar a guar­da. O Brasil tem a sorte de ter o Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS), que tem uma orga­ni­za­ção tri­par­tite, com gov­er­no fed­er­al, esta­dos e municí­pios, por isso pre­cisamos estar jun­tos”.

Queiroga tam­bém anun­ciou a pror­ro­gação do custeio de mais de 14 mil leitos adul­tos e pediátri­cos para aten­der a pacientes com covid-19 em todo o país.

“Ago­ra, nós temos um novo desafio em função dessa vari­ante Ômi­cron. E, mes­mo que os casos pareçam menos graves, não podemos menosprezar um vírus que já lev­ou a óbito mui­ta gente. É necessário reforçar a nos­sa estru­tu­ra de reta­guar­da, sobre­tu­do em leitos clíni­cos e de UTI”.

Situação epidemiológica

No municí­pio do Rio de Janeiro, o con­tá­gio pela Ômi­cron dá sinais de que começa a diminuir, enquan­to aumen­ta em out­ras partes do esta­do.

Os casos de covid-19 na cidade ape­nas nas primeiras qua­tro sem­anas do ano já pas­sam dos 90% do total de casos reg­istra­dos em todo o ano pas­sa­do e chegam a 122% do reg­istra­do ao lon­go de 2020, primeiro ano da pan­demia.

No momen­to, a cap­i­tal reg­is­tra 634 pes­soas inter­nadas por covid-19 na rede públi­ca, após chegar a 956 na sem­ana pas­sa­da. O municí­pio do Rio de Janeiro teve 1.283 casos graves da doença este ano e 206 óbitos.

No país, os dados do Min­istério da Saúde, atu­al­iza­dos na noite de ontem (28), indicam um total acu­mu­la­do de 25 mil­hões de casos de covid-19 des­de março de 2020, sendo 2,7 mil­hões reg­istra­dos em 2022, o que cor­re­sponde a 12% da soma dos dois primeiros anos da pan­demia.

O painel Mon­i­tora­Covid-19 da Fun­dação Oswal­do Cruz (Fiocruz) mostra que a média móv­el de sete dias no reg­istro de novos casos no país caiu a 3,1 mil por vol­ta do dia 20 de dezem­bro, saltan­do para 182,2 mil na data de ontem.

Nos óbitos, que somaram 625.884 em toda a pan­demia, a média móv­el diária caiu abaixo de 100 no fim de dezem­bro e ago­ra subiu para 474 mortes por dia na média, com 799 mortes reg­istradas ontem no Brasil.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d