...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Governo distribuiu mais de 100 milhões de vacinas contra covid-19

Governo distribuiu mais de 100 milhões de vacinas contra covid-19

Servidor da Fiocruz prepara vacina de Oxford/AstraZeneca para a primeira aplicação no Brasil.
Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Marca foi atingida hoje, segundo o Ministério da Saúde


Pub­li­ca­do em 02/06/2021 — 12:19 Por Luciano Nasci­men­to – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O Brasil ultra­pas­sou hoje (2) a mar­ca de 100 mil­hões de dos­es de vaci­nas con­tra a covid-19 dis­tribuí­das.

A expec­ta­ti­va para o mês de jun­ho, segun­do o Min­istério da Saúde, é dis­tribuir 40 mil­hões de dos­es de imu­nizantes, um recorde até o momen­to. Em maio, foram entregues a esta­dos e municí­pios 33 mil­hões de dos­es das vaci­nas disponíveis no país.

O Min­istério da Saúde disse ain­da que 600 mil­hões de dos­es de vaci­nas covid-19 já foram encomen­dadas e que a maior parte dos imu­nizantes deve chegar até o fim do ano. “A quan­ti­dade é sufi­ciente para imu­nizar toda a pop­u­lação aci­ma de 18 anos de idade”, infor­mou a pas­ta.

O min­istério ressaltou ain­da o fato de o país ter condições de ini­ciar a pro­dução da vaci­na AstraZeneca com insumos 100% nacionais. Ontem (1º) a Fun­dação Oswal­do Cruz (Fiocruz) assi­nou con­tra­to de trans­fer­ên­cia de tec­nolo­gia com a AstraZeneca para a pro­dução do ingre­di­ente far­ma­cêu­ti­co ati­vo (IFA), matéria-pri­ma para a pro­dução dos imu­nizantes, no Brasil.

“Esse é um impor­tante pas­so rumo à autossu­fi­ciên­cia e à sobera­nia pro­du­ti­va da vaci­na. Essa con­quista nos posi­ciona estrate­gi­ca­mente na luta con­tra a pan­demia”, disse o Min­istério da Saúde.

O 1º lote de dos­es da Oxford/AstraZeneca foi impor­ta­do. Em segui­da, a Fiocruz pas­sou a faz­er o envase e a final­iza­ção do proces­so a par­tir do rece­bi­men­to do IFA vin­do do exte­ri­or (Chi­na).

De acor­do com a fun­dação, a estru­tu­ra de fab­ri­cação já rece­beu cer­ti­fi­ca­do de boas práti­cas da Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa). A fase seguinte é o treina­men­to e a preparação do IFA a ser pro­duzi­do no Brasil.

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d