...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Saúde / Governo libera vacina contra covid-19 em crianças a partir de 6 meses

Governo libera vacina contra covid-19 em crianças a partir de 6 meses

Repro­dução: © Myke Sena/MS

A vacina é da Pfizer e será aplicada em crianças com comorbidades


Pub­li­ca­do em 13/10/2022 — 20:04 Por Heloisa Cristal­do — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

O Min­istério da Saúde liber­ou a apli­cação de vaci­nas con­tra a covid-19 da Pfiz­er em cri­anças de 6 meses a 4 anos de idade que ten­ham comor­bidades. Ain­da não há infor­mações sobre quan­do a pas­ta rece­berá e qual o total de vaci­nas especí­fi­cas para esse públi­co.

A ampli­ação de uso da vaci­na da Pfiz­er para imu­nizar cri­anças de 6 meses a 4 anos de idade con­tra a covid-19 foi aprova­da pela Anvisa em setem­bro. Des­de a lib­er­ação, há um impasse no Min­istério da Saúde sobre a incor­po­ração da vaci­na no plano de imu­niza­ção.

Em nota, nes­ta quin­ta-feira (13), a pas­ta infor­mou que solic­i­tará à Comis­são Nacional de Incor­po­ração de Tec­nolo­gias no SUS (Conitec) a avali­ação de pos­sív­el ampli­ação do uso da vaci­na pediátri­ca nes­sa faixa etária. Até que seja anal­isa­do pela comis­são, a vaci­nação estará restri­ta ao pub­li­co com comor­bidades.

Diferenças

A vaci­na para cri­anças de 6 meses a 4 anos de idade tem dosagem e com­posição difer­entes daque­las uti­lizadas para as faixas etárias pre­vi­a­mente aprovadas. A for­mu­lação da vaci­na autor­iza­da hoje dev­erá ser apli­ca­da em três dos­es de 0,2 ml (equiv­a­lente a 3 micro­gra­mas).

As duas dos­es ini­ci­ais devem ser admin­istradas com 3 sem­anas de inter­va­lo, seguidas por uma ter­ceira dose admin­istra­da pelo menos 8 sem­anas após a segun­da dose. A tam­pa do fras­co da vaci­na virá na cor vin­ho, para facil­i­tar a iden­ti­fi­cação pelas equipes de vaci­nação e, tam­bém, pelos pais, mães e cuidadores que levarão as cri­anças para serem vaci­nadas. O uso de difer­entes cores de tam­pa é uma estraté­gia para evi­tar erros de admin­is­tração, já que o pro­du­to requer difer­entes dosagens para difer­entes faixas etárias.

“A vaci­na tem 12 meses de val­i­dade, quan­do armazena­da a tem­per­atu­ra entre ‑90°C e ‑60°C. Uma vez reti­ra­do do con­ge­la­men­to, o fras­co fecha­do pode ser armazena­do em geladeira entre 2°C e 8°C durante um perío­do úni­co de 10 sem­anas, não exce­den­do a data de val­i­dade orig­i­nal”, expli­cou a Anvisa.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d