...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Saúde / Hospital dos Servidores do Rio deverá se tornar hospital universitário

Hospital dos Servidores do Rio deverá se tornar hospital universitário

Gestão passará do Ministério da Saúde para UniRio e Ebserh

Vitor Abdala – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 19/10/2024 — 16:37
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ) 19/10/2024 - Hospital dos Servidores do Estado Foto: FACEPE/Divulgação
Repro­dução: © FACEPE/Divulgação

O Min­istério da Saúde deve assi­nar, nos próx­i­mos dias, um acor­do de coop­er­ação téc­ni­ca com a Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Esta­do do Rio de Janeiro (UniRio) e a Empre­sa Brasileira de Serviços Hos­pi­ta­lares (Ebserh), para que eles assumam a gestão do Hos­pi­tal Fed­er­al dos Servi­dores do Esta­do (HFSE). A ideia é que a unidade de saúde se torne uma exten­são do Hos­pi­tal Uni­ver­sitário Gaffrée e Guin­le, vin­cu­la­do à UniRio e admin­istra­do pela Ebserh.

A infor­mação foi divul­ga­da à Agên­cia Brasil neste sába­do (19) pelo secretário adjun­to de Atenção Espe­cial­iza­da à Saúde do Min­istério da Saúde, Nil­ton Pereira Junior.

“O Hos­pi­tal Gaffrée é uma estru­tu­ra onde não é pos­sív­el mais ampli­ar o número de leitos. A Ebserh tem condições de ampli­ar o hos­pi­tal porém não na atu­al estru­tu­ra. E o Hos­pi­tal dos Servi­dores tam­bém pode ser uma grande opor­tu­nidade de ele se tornar um hos­pi­tal uni­ver­sitário. Hoje ele tem quase 170 leitos inop­er­antes”, expli­cou o secretário.

Segun­do ele, depois da assi­natu­ra do acor­do, será feito um diag­nós­ti­co da unidade, a fim de que ele pos­sa se trans­for­mar em um hos­pi­tal uni­ver­sitário. O Con­sel­ho Uni­ver­sitário da UniRio, no entan­to, ain­da pre­cis­ará aprovar a medi­da.

“A par­tir daí, a UniRio faz um con­tra­to de gestão com a Ebserh e pas­sa a admin­is­trar esse hos­pi­tal”.

De acor­do com Pereira Junior, a ideia é que tan­to o Gaffrée e Guin­le quan­to o Hos­pi­tal dos Servi­dores ten­ham gan­hos com a inte­gração das duas unidades: “A ideia é trans­for­má-los em um hos­pi­tal que é maior do que a soma dos dois jun­tos hoje. Temos alguns leitos fecha­dos no Gaffrée por questões estru­tu­rais de um pré­dio históri­co de mais de 100 anos e temos muitos leitos fecha­dos no Hos­pi­tal dos Servi­dores por fal­ta de profis­sion­ais e questões estru­tu­rais. Teríamos os dois hos­pi­tais numa nova mod­e­lagem mais efi­ciente, mais racional com mais leitos do que a soma dos dois atual­mente”.

O Hos­pi­tal dos Servi­dores será o ter­ceiro dos seis hos­pi­tais fed­erais gerais car­i­o­cas a sair da admin­is­tração dire­ta do Min­istério da Saúde. O Hos­pi­tal do Andaraí pas­sará, nos próx­i­mos dias, total­mente para a gestão da prefeitu­ra.

Hos­pi­tal Fed­er­al de Bon­suces­so pas­sou, nes­ta sem­ana, para a gestão da estatal fed­er­al Grupo Hos­pi­ta­lar Con­ceição, vin­cu­la­da ao min­istério.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d