...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Ciência, Tecnologia, inteligência artificial / Implementação do 5G e avanços em conectividade serão legado do governo

Implementação do 5G e avanços em conectividade serão legado do governo

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, participa do programa Sem Censura, na TV Brasil
Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Em entrevista, Fábio Faria falou sobre gestão, 5G, eleições e governo


Pub­li­ca­do em 06/04/2021 — 00:26 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Em entre­vista nes­ta segun­da-feira (5), o min­istro das Comu­ni­cações, Fábio Faria, falou sobre o que con­sid­era que será seu lega­do para os próx­i­mos 10 anos: a imple­men­tação do padrão da nova ger­ação de inter­net (5G) no Brasil.

“Temos um deser­to dig­i­tal muito grande. São 45 mil­hões de brasileiros sem aces­so à inter­net. Esta­mos aprovei­tan­do o leilão 5G para diminuir esse deser­to dig­i­tal e, até 2028, vamos levar inter­net para todos os brasileiros”. O min­istro afir­mou que a mis­são de conexão de todos os brasileiros é um esforço con­jun­to e uma exigên­cia do gov­er­no.

Faria tam­bém foi ques­tion­a­do sobre assun­tos políti­cos diver­sos, como a atu­al com­posição do gov­er­no, o papel da comu­ni­cação e da impren­sa na atu­al gestão, mudanças políti­cas e sobre o cenário que acred­i­ta que será o pal­co das eleições fed­erais de 2022.

Sobre as recentes mudanças na estru­tu­ra políti­ca, e as mudanças de coman­do nas Forças Armadas, Faria afir­mou que há con­tinuidade no pro­je­to democráti­co do atu­al gov­er­no fed­er­al e que espec­u­lações sobre ingerên­cia ou inter­fer­ên­cia políti­ca nos coman­dos mil­itares são infun­dadas.

Sobre a tro­ca efe­t­u­a­da pelo pres­i­dente Jair Bol­sonaro no coman­do do Min­istério da Defe­sa e a con­se­quente mudança no coman­do da Mar­in­ha, Força Aérea e Exérci­to, Faria afir­mou que não há qual­quer razão para pre­ocu­pação. Faria expli­cou que o proces­so faz parte da tradi­cional hier­ar­quia mil­i­tar, que geral­mente orga­ni­za posições de coman­do pelo critério de antigu­idade.

“É nor­mal que os coman­dantes das Forças sejam mais jovens do que o min­istro da Defe­sa. Foram tro­cas con­sen­suais. O min­istro Bra­ga Net­to é mais mod­er­no. Os três anti­gos coman­dantes e os três novos coman­dantes estarão pre­sentes na tro­ca para demon­strar que há total har­mo­nia no proces­so. Não muda em nada o respeito à democ­ra­cia”, expli­cou.

Eleições 2022

Sobre políti­ca e a pre­visão do cenário eleitoral de 2022, Faria afir­mou “Lula ain­da não está na vit­rine”. Segun­do o min­istro, o pres­i­dente Jair Bol­sonaro tem ple­na con­sciên­cia de que haverá um embate políti­co que poderá levar ao segun­do turno em 2022, seja con­tra Lula ou con­tra o adver­sário escol­hi­do pela oposição. “O pres­i­dente Bol­sonaro sem­pre soube que iria enfrentar o PT em 2022 em segun­do turno. Não mudou nada”, afir­mou.

“O pres­i­dente Bol­sonaro foi anti-PT e der­ro­tou grandes políti­cos. Ago­ra, temos um gov­er­no que real­i­zou mui­ta coisa. As pes­soas estão pre­ocu­padas com a pan­demia e as pes­soas não querem saber de políti­ca, querem saber quan­do vão se vaci­nar.”

Legado

O min­istro rev­el­ou tam­bém o que con­sid­era o pior momen­to de sua atu­al gestão: os momen­tos ini­ci­ais frente ao Min­istério das Comu­ni­cações — quan­do, segun­do Faria, havia grande atri­to entre os poderes.

Sobre o ápice de sua car­reira como min­istro, Faria afir­mou que a entre­ga do edi­tal do leilão da tec­nolo­gia 5G para o Tri­bunal de Con­tas da União (TCU) foi o momen­to mais mar­cante. Fábio Faria disse ain­da que seu lega­do será o 5G no Brasil, a ampli­ação da conec­tivi­dade em áreas remo­tas e a expan­são de diál­o­go em um Brasil “ampla­mente divi­di­do.”

Respon­sáv­el pela pas­ta des­de 17 de jun­ho de 2020, o min­istro está a frente das nego­ci­ações para a imple­men­tação da nova ger­ação de inter­net no Brasil e tra­bal­ha como con­sul­tor do assun­to na comis­são espe­cial do 5G no Con­gres­so. Ele está, ain­da, no coman­do de estatais incluí­das no Plano Nacional de Deses­ta­ti­za­ção (PND) do gov­er­no fed­er­al. Fábio Faria é con­sid­er­a­do figu­ra estratég­i­ca na artic­u­lação políti­ca do gov­er­no com o Leg­isla­ti­vo e tam­bém é avali­a­do como apaziguador de even­tu­ais con­fli­tos entre os Poderes.

Fábio Faria foi entre­vis­ta­do na estreia do novo for­ma­to do pro­gra­ma Sem Cen­sura, que foi ao ar nes­sa segun­da-feira (6) na TV Brasil, sob o coman­do da jor­nal­ista Mari­na Macha­do. Em suas con­sid­er­ações finais, Faria relem­brou o históri­co do Sem Cen­sura, que des­de 85 colo­ca temas de inter­esse públi­co em debate.

Fábio Faria foi entre­vis­ta­do pelos jor­nal­is­tas Mar­i­an­na Holan­da, do Estadão, e por Fábio Murakawa, do Val­or Econômi­co, sobre a atu­al con­jun­tu­ra políti­ca, mudanças no gov­er­no e sobre a artic­u­lação do gov­er­no antes e durante a pan­demia de covid-19.

Veja aqui a ínte­gra do pro­gra­ma Sem Cen­sura

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Morre Arlindo de Souza, conhecido como “Popeye Brasileiro”

Ele ficou conhecido por usar óleo mineral nos braços, prática perigosa Luciano Nasci­men­to — Repórter …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d