...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Inscrições para exame de obtenção do Celpe-Bras terminam hoje

Inscrições para exame de obtenção do Celpe-Bras terminam hoje

Repro­dução: © Divulgação/MEC

Prova certifica proficiência em português como língua estrangeira


Pub­li­ca­do em 01/03/2024 — 10:09 Por Paula Labois­sière — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Ter­mi­nam nes­ta sex­ta-feira (1º) as inscrições para o exame de obtenção do Cer­ti­fi­ca­do de Profi­ciên­cia em Lín­gua Por­tugue­sa para Estrangeiros - Celpe-Bras. Os inter­es­sa­dos têm até 1º de março para se inscr­ev­er por meio do Sis­tema Celpe-Bras. As provas serão apli­cadas entre os dias 23 e 26 de abril em pos­tos no Brasil e no exte­ri­or.             

No momen­to da inscrição, o par­tic­i­pante deve indicar o país e o pos­to em que pre­tende realizar as provas, infor­mar número do pas­s­aporte ou doc­u­men­to de iden­ti­fi­cação váli­do no país de inscrição e indicar sua data de nasci­men­to. Além dis­so, tam­bém deve fornecer endereço de e‑mail e número de tele­fone váli­dos.

Par­tic­i­pantes que pre­cis­arem de atendi­men­to espe­cial­iza­do ou de trata­men­to pelo nome social no dia do exame devem faz­er a solic­i­tação no ato da inscrição. É necessário enviar doc­u­men­tação com­pro­batória que jus­ti­fique a neces­si­dade.

O Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep) infor­mou que ofer­ece atendi­men­to espe­cial­iza­do para par­tic­i­pantes com baixa visão, cegueira, visão monoc­u­lar, defi­ciên­cia físi­ca, defi­ciên­cia audi­ti­va, sur­dez, defi­ciên­cia int­elec­tu­al (men­tal), sur­do­cegueira, dislex­ia, déficit de atenção e transtorno do espec­tro autista.

Tam­bém podem ser con­tem­pla­dos idosos, ges­tantes, lac­tantes e pes­soas com out­ras condições especí­fi­cas. O resul­ta­do das solic­i­tações de atendi­men­to espe­cial­iza­do e de trata­men­to pelo nome social será divul­ga­do no dia 8 de março, por meio do sis­tema do exame.

Como é o exame

O Celpe-Bras é o pro­ced­i­men­to brasileiro ofi­cial para cer­ti­ficar profi­ciên­cia em por­tuguês como lín­gua estrangeira. As provas são real­izadas nos seguintes pos­tos apli­cadores: insti­tu­ições de edu­cação supe­ri­or, rep­re­sen­tações diplomáti­cas, mis­sões con­sulares e cen­tros e insti­tu­tos cul­tur­ais, além de insti­tu­ições inter­es­sadas na pro­moção e na difusão da lín­gua por­tugue­sa.

Segun­do o Inep, o exame é aceito como com­pro­vação de profi­ciên­cia no uso da lín­gua por­tugue­sa por insti­tu­ições de edu­cação supe­ri­or para ingres­so em cur­sos de grad­u­ação e em pro­gra­mas de pós-grad­u­ação, bem como para a val­i­dação de diplo­mas de profis­sion­ais estrangeiros que pre­ten­dem tra­bal­har no país.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

MEC fará pesquisa sobre impacto da restrição de celular nas escolas

Lei que restringiu uso completa um ano de vigência nesta terça (13) Tatiana Alves — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d