...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Inverno começa hoje e deve sofrer influência do La Niña

Inverno começa hoje e deve sofrer influência do La Niña

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Dias frios devem terminar em 22 de setembro


Pub­li­ca­do em 21/06/2022 — 05:55 Por Vini­cius Lis­boa- Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Perío­do mais frio do ano, o inver­no começa hoje (21) às 6h14 no Hem­is­fério Sul. A expec­ta­ti­va do Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet) é de três meses com chu­vas aci­ma da média nas regiões Norte e Nordeste, dev­i­do ao fenô­meno La Niña. A estação ter­mi­na em 22 de setem­bro, às 22h04 (horário de Brasília). 

Opos­to ao El Niño, o fenô­meno La Niña se car­ac­ter­i­za prin­ci­pal­mente pelo reg­istro de tem­per­at­uras abaixo da média na super­fí­cie da parte do Oceano Pací­fi­co que fica próx­i­ma à Lin­ha do Equador, o que afe­ta o cli­ma na Améri­ca do Sul. No Brasil, entre os efeitos mais comuns está o aumen­to da pre­cip­i­tação e da vazão dos rios no Norte e a redução das chu­vas na Região Sul.

Além de mais chu­vas, o Inmet pre­vê que a Região Norte terá tem­per­at­uras mais ele­vadas. As exceções são o sul do Pará e de Tocan­tins, onde o cli­ma mais quente deve ser acom­pan­hado de chu­vas abaixo da média, o que aumen­ta as chances de incên­dios flo­restais no sul da Amazô­nia.

Na região Cen­tro-Oeste, mas­sas de ar seco e quente tam­bém devem favore­cer incên­dios flo­restais prin­ci­pal­mente nos meses de agos­to e setem­bro. O inver­no deve inten­si­ficar o perío­do seco, e a tendên­cia é de diminuição da umi­dade rel­a­ti­va do ar nos próx­i­mos meses, com val­ores diários que podem ficar abaixo de 30%, e picos mín­i­mos abaixo de 20%.

Tempo seco

O tem­po mais seco que a média deve mar­car o inver­no na Região Sul, além de tem­per­at­uras próx­i­mas e abaixo da média com a chega­da de mas­sas de ar polar, prin­ci­pal­mente entre jul­ho e agos­to. O oeste dess­es três esta­dos, porém, pode ter chu­vas aci­ma da média, e o norte do Paraná deve ter um inver­no mais quente que o de cos­tume.

No Nordeste, as chu­vas aci­ma da média devem incidir sobre o litoral, enquan­to no oeste da Bahia e no sul do Piauí e do Maran­hão as pre­cip­i­tações poderão ser próx­i­mas da média. O La Niña tam­bém deve forçar as tem­per­at­uras a um pata­mar próx­i­mo ou aci­ma da média em grande parte da região.

O Sud­este pode ter chu­vas ligeira­mente abaixo da média, mas a pas­sagem de frentes frias deve con­tin­uar a causar chu­vas no litoral. Sobre a tem­per­atu­ra, a pre­visão é que per­maneça aci­ma da média, mas mas­sas de ar polar podem deter­mi­nar a for­mação de geadas em regiões de alti­tudes ele­vadas.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d