...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Mais Médicos: divulgado resultado preliminar dos selecionados

Mais Médicos: divulgado resultado preliminar dos selecionados

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Prazo para apresentação de recursos vai até segunda-feira (12)


Pub­li­ca­do em 10/06/2023 — 15:15 Por Daniel­la Almei­da — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O Min­istério da Saúde pub­li­cou, nes­ta sex­ta-feira (9), o resul­ta­do pre­lim­i­nar da escol­ha das vagas dos profis­sion­ais com inscrição val­i­da­da no Pro­gra­ma Mais Médi­cos. O edi­tal ofer­ece 5.970 vagas dis­tribuí­das em 1.994 municí­pios. Do total de vagas, mil são inédi­tas para a Amazô­nia Legal. O obje­ti­vo é recom­por vagas ociosas dos últi­mos qua­tro anos. Cer­ca de 45% delas estão em regiões de vul­ner­a­bil­i­dade social, de difí­cil aces­so e que his­tori­ca­mente sofrem com a fal­ta de médi­cos.

O resul­ta­do pre­lim­i­nar divul­ga­do nes­ta sex­ta mostra que 84,7% dos alo­ca­dos são médi­cos brasileiros for­ma­dos no país, enquan­to 15,3% brasileiros com diplo­ma de med­i­c­i­na emi­ti­dos no exte­ri­or.

Para ter saber se foi sele­ciona­do no 28º ciclo do pro­gra­ma, bas­ta o can­dida­to aces­sar este link.

Para a clas­si­fi­cação dos médi­cos, o pro­gra­ma do gov­er­no fed­er­al con­sid­era o cur­rícu­lo do can­dida­to, como for­mação, tit­u­lação e exper­iên­cia profis­sion­al. Serão con­sid­er­a­dos para pon­tu­ação os seguintes critérios: residên­cia médi­ca em med­i­c­i­na da família e comu­nidade, con­cluí­da e recon­heci­da; títu­lo de espe­cial­ista em med­i­c­i­na de família e comu­nidade, con­feri­do pela Sociedade Brasileira de Med­i­c­i­na da Família e Comu­nidade (SBMFC); espe­cial­iza­ção em saúde da família ofer­ta­da pelo Sis­tema de Uni­ver­si­dade Aber­ta do SUS (UNA-SUS); entre out­ros.

Des­de o lança­men­to do edi­tal, o min­istério infor­mou que os médi­cos brasileiros reg­istra­dos no Brasil têm pri­or­i­dade na seleção.

Próximas fases

Con­forme pre­vis­to no crono­gra­ma do edi­tal do pro­gra­ma, a próx­i­ma fase é a apre­sen­tação de recur­so pelo can­dida­to que dis­cor­dar do resul­ta­do pre­lim­i­nar, até segun­da-feira (12). A inter­posição de recur­so deve ser fei­ta dire­ta­mente no Sis­tema de Geren­ci­a­men­to de Pro­gra­mas (SGP), a platafor­ma do Min­istério da Saúde usa­da por gestores munic­i­pais de saúde e por médi­cos para faz­erem as adesões e inscrições no pro­gra­ma.

O recur­so inter­pos­to pelo can­dida­to dev­erá ser indi­vid­ual. Será admi­ti­do ape­nas um úni­co recur­so por profis­sion­al.

Na próx­i­ma quin­ta-feira (15), após o perío­do de avali­ação de cada um dos recur­sos, o Min­istério da Saúde divul­gará o resul­ta­do final dos sele­ciona­dos e os respec­tivos locais de atu­ação.

Entre 16 e 22 de jun­ho, o can­dida­to con­tem­pla­do dev­erá con­fir­mar o inter­esse pela vaga, no mes­mo site de inscrição do Mais Médi­cos. Excep­cional­mente, os médi­cos que ain­da estão em proces­so de emis­são do reg­istro no Con­sel­ho Region­al de Med­i­c­i­na (CRM), em uma das 27 unidades da fed­er­ação, terão até 30 de jun­ho para con­fir­mar a par­tic­i­pação no pro­gra­ma.

Caso o can­dida­to não con­firme o inter­esse na vaga e local des­ig­na­do, será excluí­do do chama­men­to.

Mais Médicos 2023

A edição de 2023 do Mais Médi­cos, o 28º ciclo do pro­gra­ma, reg­istrou recorde de inscrições, com mais de 34 mil profis­sion­ais cadastra­dos. Deste total, 27,4 mil indicaram um local para atu­ação profis­sion­al, de acor­do com o Min­istério da Saúde.

A expec­ta­ti­va da pas­ta é que, até o fim deste mês, os médi­cos sele­ciona­dos neste 28º ciclo come­cem a atu­ar no pro­gra­ma para reforçar o atendi­men­to na atenção primária à saúde, em áreas mais neces­si­tadas, prin­ci­pal­mente, de extrema pobreza.

Até o fim de 2023, o gov­er­no fed­er­al plane­ja ter 28 mil profis­sion­ais no Mais Médi­cos aten­den­do em todo o país. A pre­visão é que mais de 96 mil­hões de brasileiros ten­ham atendi­men­to médi­co de entra­da no Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS).

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d