...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Ministério da Saúde abre consulta sobre diagnóstico do câncer de pele

Ministério da Saúde abre consulta sobre diagnóstico do câncer de pele

Repro­dução: © Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Contribuições devem ser enviadas para a Conitec até 8 de junho


Pub­li­ca­do em 20/05/2022 — 09:20 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O Min­istério da Saúde abriu — de hoje (20) até 8 de jun­ho — con­sul­ta públi­ca sobre Dire­trizes Diag­nós­ti­cas e Ter­apêu­ti­cas do Melanoma Cutâ­neo, “tipo mais grave de câncer de pele”, infor­mou a pas­ta.

As con­tribuições podem ser envi­adas até o dia 8 pelo site da Comis­são Nacional de Incor­po­ração de Tec­nolo­gias no Sis­tema Úni­co de Saúde (Conitec) e serão anal­isadas pela Sec­re­taria-Exec­u­ti­va do órgão.

A recomen­dação ini­cial apre­sen­ta­da pela Conitec é favoráv­el à aprovação das dire­trizes diag­nós­ti­cas desse tipo de câncer de pele.

Melanina

“O melanoma tem origem nas célu­las pro­du­toras da melan­i­na, sub­stân­cia que deter­mi­na a cor da pele, e é mais fre­quente em adul­tos bran­cos. Ele pode apare­cer em qual­quer parte do cor­po, na pele ou mucosas, na for­ma de man­chas, pin­tas ou sinais. Em pes­soas de pele negra, esse tipo de câncer é mais comum em áreas como pal­mas das mãos e plan­tas dos pés”, anun­ciou o min­istério.

Acres­cen­tou, em nota, que, emb­o­ra o câncer de pele seja o mais fre­quente no Brasil e cor­re­spon­da a cer­ca de 30% de todos os tumores malig­nos reg­istra­dos no país, “o melanoma rep­re­sen­ta ape­nas 3% das neo­plasias malig­nas do órgão”.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d