...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Ministério da Saúde lança Campanha Nacional de Vacinação

Ministério da Saúde lança Campanha Nacional de Vacinação

Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Foco são as vacinas de poliomielite e de multivacinação


Pub­li­ca­do em 07/08/2022 — 10:23 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

O Min­istério da Saúde lançou hoje (7), em São Paulo, a Cam­pan­ha Nacional de Vaci­nação con­tra a poliomielite e de mul­ti­vaci­nação. O obje­ti­vo é recu­per­ar a cober­tu­ra vaci­nal de cri­anças e ado­les­centes que deixaram de tomar os imu­nizantes pre­vis­tos no cal­endário nacional. 

A par­tir de aman­hã (8),  cer­ca de 40 mil salas de vaci­nação em todo o país estarão aber­tas para aplicar dos­es de 18 tipos de imu­nizantes pre­vis­tos no cal­endário nacional de vaci­nação para esse públi­co. A cam­pan­ha ter­mi­nará em 9 de setem­bro.

A vaci­nação con­tra a poliomielite é des­ti­na­da para cri­anças menores de 5 anos. A mul­ti­vaci­nação é para cri­anças e ado­les­centes menores de 15 anos.

Para cri­anças estarão disponíveis os seguintes imu­nizantes:  Hepatite A e B; Pen­ta (DTP/Hib/Hep B), Pneu­mocó­ci­ca 10 valente; VIP (Vaci­na Ina­ti­va­da Poliomielite); VRH (Vaci­na Rotavírus Humano); Meningocó­ci­ca C (con­ju­ga­da); VOP (Vaci­na Oral Poliomielite); Febre amarela; Trí­plice viral (Saram­po, Rubéo­la, Cax­um­ba); Tetravi­ral (Saram­po, Rubéo­la, Cax­um­ba, Varicela); DTP (trí­plice bac­te­ri­ana); Varicela e HPV quadri­va­lente (Papi­lo­mavírus Humano).

Para ado­les­centes: HPV; dT (dupla adul­to); Febre amarela; Trí­plice viral; Hepatite B, dTpa e Meningocó­ci­ca ACWY (con­ju­ga­da).

Segun­do o min­istério, a par­tir dos três anos de idade, as vaci­nas de covid-19 podem ser admin­istradas de for­ma simultânea ou com qual­quer inter­va­lo com os demais imu­nizantes.

Ao par­tic­i­par do lança­men­to da cam­pan­ha, o min­istro da Saúde, Marce­lo Queiroga, disse que o últi­mo caso de pólio no Brasil foi reg­istra­do em 1989. Segun­do ele, a cober­tu­ra vaci­nal da pop­u­lação está diminuiu em todo o mun­do, prin­ci­pal­mente durante o perío­do da pan­demia de covid-19. O min­istro tam­bém con­clam­ou as famílias a levarem as cri­anças para vaci­nar.

“Peço aos pais que lev­em seus fil­hos para as salas de vaci­nação. É ina­ceitáv­el que, hoje, no sécu­lo 21, 100 anos depois do esforço extra­ordinário de Oswal­do Cruz para intro­duzir ess­es con­ceitos san­itários no Brasil, nós ten­hamos ain­da cri­anças com doenças que podem ser evitáveis por vaci­na”, afir­mou.

O min­istério espera vaci­nar cer­ca de 14.3 mil­hões de pes­soas con­tra a polio. Todos os imu­nizantes ofer­ta­dos têm reg­istro pela Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa).

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d