...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Ministro anuncia desenvolvimento de vacina financiada pelo governo

Ministro anuncia desenvolvimento de vacina financiada pelo governo

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, durante cerimônia para o anúncio de investimentos para o Programa Águas Brasileiras.
© Marce­lo Camargo/Agência Brasil (Repro­dução)

O imunizante está sendo desenvolvido pela USP de Ribeirão Preto


Pub­li­ca­do em 26/03/2021 — 16:47 Por Jonas Valente – Repórter Agên­cia Brasil — Brasília

O min­istro da Ciên­cia, Tec­nolo­gia e Ino­vações (MCTI), Mar­cos Pontes, anun­ciou hoje (26) que pesquisadores finan­cia­dos com recur­sos do gov­er­no fed­er­al entraram com pedi­do na Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa) de real­iza­ção de testes para uma vaci­na con­tra a covid-19, bati­za­da de Ver­samune-CoV-2F.

O imu­nizante está sendo desen­volvi­do pelo pesquisador Célio Lopes Sil­va, pro­fes­sor tit­u­lar da Fac­ul­dade de Med­i­c­i­na da Uni­ver­si­dade de São Paulo de Ribeirão Pre­to, em parce­ria com as empre­sas Far­ma­core Biotec­nolo­gia e PDS Biotech­nol­o­gy Cor­po­ra­tion.

A solic­i­tação apre­sen­ta­da ontem (25) pelo grupo foi para que os pesquisadores envolvi­dos no desen­volvi­men­to do imu­nizante pos­sam dar anda­men­to às fas­es 1 e 2 dos testes clíni­cos, que envolvem a avali­ação em humanos. Mar­cos Pontes infor­mou que ini­cial­mente serão 360 vol­un­tários.

O anún­cio foi feito horas depois de o gov­er­nador de São Paulo, João Doria, anun­ciar que o Insti­tu­to Butan­tan está desen­vol­ven­do uma nova vaci­na total­mente nacional, a Butan­ta­n­vac, e que o órgão entrará com pedi­do de autor­iza­ção na Anvisa para os estu­dos clíni­cos.

Per­gun­ta­do por que o anún­cio do gov­er­no fed­er­al foi no mes­mo dia do real­iza­do pelo gov­er­no de São Paulo, Pontes disse que é uma “coin­cidên­cia”. “Não tem nada a ver uma coisa com a out­ra. Eu esta­va na expec­ta­ti­va de anun­ciar. Ia faz­er assim que entrassem [com o pedi­do na Anvisa]. Começaram em fevereiro a apre­sen­tar os doc­u­men­tos para a Anvisa. É uma coin­cidên­cia que ele [gov­er­nador João Dória] ten­ha anun­ci­a­do em São Paulo”, disse o tit­u­lar do MCTI.

Em ráp­i­da entre­vista, Mar­cos Pontes desta­cou que o min­istério vem finan­cian­do pesquisas des­de fevereiro do ano pas­sa­do, mas que teve difi­cul­dades para obter novos recur­sos no fim do ano e em fevereiro, mas remane­jou recur­sos da pas­ta para o pro­je­to coor­de­na­do pelo pro­fes­sor da USP de Ribeirão Pre­to.

“Em fevereiro uma dessas vaci­nas se adiantou bas­tante com a Anvisa. Busquei no MCTI recur­sos de out­ros pro­je­tos para apoiar os testes clíni­cos”, disse.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d