...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Saúde / Ministro destaca importância do ciclo vacinal completo contra covid-19

Ministro destaca importância do ciclo vacinal completo contra covid-19

Repro­dução: © Min­istério da Saúde

É a forma de evitar casos graves da doença, diz Queiroga em Manaus


Pub­li­ca­do em 22/01/2022 — 13:31 Por Jonas Valente – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Neste sába­do (22), os gov­er­nos fed­er­al, estad­u­ais e munic­i­pais estão real­izan­do na Região Norte um dia de mobi­liza­ção para chamar a atenção da pop­u­lação local para a importân­cia da vaci­nação con­tra a covid-19.

Foram mon­ta­dos atos em cada cap­i­tal com par­tic­i­pação de rep­re­sen­tantes do Min­istério da Saúde, dos gov­er­nos estad­u­ais e das prefeituras e real­iza­dos mutirões de vaci­nação , trans­mi­ti­dos pelos canais da pas­ta. Em Man­aus, o min­istro da Saúde, Marce­lo Queiroga, desta­cou a importân­cia das pes­soas com­pletarem o ciclo vaci­nal.

Repro­dução: Mobi­liza­ção pela vaci­nação con­tra covid-19 atingiu todas as cap­i­tais da Região Norte — Divulgação/Ministério da Saúde

“Solic­i­to a colab­o­ração de cada um para que leve aque­les que vocês con­hecem para tomar a segun­da dose da vaci­na. E aque­les que não tomaram dose de reforço, que pro­curem rece­ber essa dose. Só assim vamos ser efe­tivos e evi­tar for­mas graves de doença, que pode levar à morte dos nos­sos irmãos, não só na Região Norte como no Brasil”, disse o min­istro.

Segun­do Queiroga, o Norte é uma “região con­ti­nente”, com desafios por con­ter muitas áreas afas­tadas e não ter a mes­ma capaci­dade de respos­ta de out­ros esta­dos mais ricos. Por isso, a vaci­nação tem a função de, além de sal­var vidas, impedir a sobre­car­ga dos serviços de saúde, desta­cou.

O min­istro lem­brou que o públi­co infan­til tam­bém foi incluí­do no plano de vaci­nação, na faixa de 5 a 11 anos. “Vaci­nas [para cri­anças] que são apli­cadas nos grandes cen­tros do mun­do estão disponíveis. E que ten­hamos enfrenta­men­to mais efe­ti­vo”, acres­cen­tou.

O secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara Par­ente, desta­cou a importân­cia da imu­niza­ção de mul­heres grávi­das. “No ano pas­sa­do, percebe­mos que a vari­ante Gama tin­ha predileção por doença grave em grávi­das. A vaci­nação de grávi­das está baixa, mes­mo em esta­dos com altos índices de imu­niza­ção. O risco-bene­fí­cio é favoráv­el, temos que vaci­nar as grávi­das, é a úni­ca for­ma de evi­tar a infecção e morte delas”, afir­mou Par­ente.

O gov­er­nador do Ama­zonas, Wil­son Lima, disse que o esta­do vive uma explosão de casos de covid-19. Mas, segun­do Lima, difer­ente­mente do cenário dramáti­co de janeiro do ano pas­sa­do, ago­ra o esta­do está mais prepara­do pelo con­tin­gente da pop­u­lação vaci­na­da e por uma rede hos­pi­ta­lar mais estru­tu­ra­da.

O prefeito de Man­aus, David Almei­da, enfa­ti­zou o aumen­to do número de casos e disse temer prob­le­mas na cam­pan­ha de imu­niza­ção. “Vamos ter prob­le­ma porque mui­ta gente está sendo acometi­da pela vari­ante Ômi­cron e pre­cisa de 30 dias para poder se vaci­nar”, disse.

O prefeito de Por­to Vel­ho, Hildon Chaves, elo­giou a mobi­liza­ção deste sába­do na região. “Movi­men­tos como este rep­re­sen­tam a vitória da ciên­cia con­tra o obscu­ran­tismo. A vaci­nação é o úni­co cam­in­ho para chegar­mos à vitória con­tra este vírus. Defendam a vaci­na e nos aju­dem a con­sci­en­ti­zar aque­les que negam a val­i­dade da ciên­cia”, afir­mou.

Já o prefeito de Rio Bran­co , Tião Bocalom, ressaltou que, com o avanço da doença, está haven­do grande con­sumo de testes para detecção da covid-19 e que a per­spec­ti­va é que estes se esgotem em breve. “Em cin­co dias, vão acabar testes na prefeitu­ra de Rio Bran­co”, aler­tou.

O min­istro da Saúde respon­deu que os testes “irão chegar”. Segun­do Queiroga, até fevereiro serão dis­tribuí­dos mais 40 mil­hões de testes para esta­dos e municí­pios.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d