...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Morador em situação de rua morre em centro de convivência em São Paulo

Morador em situação de rua morre em centro de convivência em São Paulo

Repro­dução: © Rove­na Rosa/ Agên­cia Brasil

Isaias de Faria tinha 66 anos


Pub­li­ca­do em 18/05/2022 — 19:02 Por Elaine Patri­cia Cruz – Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

Um morador em situ­ação de rua mor­reu na man­hã de hoje (18) enquan­to aguar­da­va o café da man­hã no Núcleo de Con­vivên­cia São Mar­t­in­ho, no bair­ro do Belém, na zona leste da cap­i­tal paulista.

Segun­do a prefeitu­ra de São Paulo, a pes­soa em situ­ação de rua, iden­ti­fi­ca­da como Isa­ias de Faria, de 66 anos, pas­sou mal logo depois de entrar no cen­tro de con­vivên­cia, espaço con­ve­ni­a­do com a prefeitu­ra de São Paulo, mas admin­istra­do pelo Cen­tro Social Nos­sa Sen­ho­ra do Bom Par­to e que serve refeições. Profis­sion­ais da área de saúde ten­taram rean­imá-lo, mas não tiver­am suces­so.

O caso acon­te­ceu por vol­ta das 7h da man­hã, no dia em que a cap­i­tal reg­istrou a mais baixa tem­per­atu­ra para um mês de maio dos últi­mos 18 anos, segun­do o Cen­tro de Geren­ci­a­men­to de Emergên­cias Climáti­cas (CGE).

Durante a madru­ga­da, a média da tem­per­atu­ra mín­i­ma foi de 7 graus Cel­sius (°C) , mas os fortes ven­tos e rajadas fiz­er­am a sen­sação tér­mi­ca ser abaixo de 0°C, o que inten­si­fi­cou a sen­sação de frio.

Infor­mações são de que Isa­ias de Faria teria pas­sa­do a madru­ga­da na rua e só seguiu para o Núcleo de Con­vivên­cia para tomar o café da man­hã.

A prefeitu­ra infor­mou que ele já tin­ha pas­sa­do pelo local em out­ra ocasião, mas que não havia reg­istro de pas­sagem dele pela rede de acol­hi­men­to socioas­sis­ten­cial. Um bole­tim de ocor­rên­cia foi reg­istra­do no 8° Dis­tri­to Poli­cial, no Brás.

Acolhimento

Nes­ta madru­ga­da, segun­do a admin­is­tração munic­i­pal, 293 pes­soas foram encam­in­hadas para os serviços de acol­hi­men­to, mas 54 não aceitaram o serviço de acol­hi­da. A pop­u­lação de rua na cidade de São Paulo é esti­ma­da em mais de 31 mil pes­soas.

O gov­er­no munic­i­pal infor­ma que sua rede de acol­hi­men­to con­ta com 15.116 vagas para per­noite e de 2.138 em hotéis e que está crian­do mais 2 mil vagas para abri­gar essas pes­soas nas noites mais frias.

Para hoje, a expec­ta­ti­va do CGE é de que as tem­per­at­uras voltem a ser muito baixas e batam recordes: a máx­i­ma não deve pas­sar dos 14°C. Em aler­ta divul­ga­do hoje, a Defe­sa Civ­il infor­mou que o aler­ta para baixas tem­per­at­uras vale até sába­do (21).

Baixas Temperaturas

Por causa do frio inten­so dessa sem­ana, a Estação Pedro II do Metrô de São Paulo, na região cen­tral da cap­i­tal paulista, estará aber­ta para abri­gar pes­soas em situ­ação de rua durante a noite. A medi­da vai ocor­rer até a próx­i­ma sex­ta-feira (20).

O serviço de acol­hi­men­to tem capaci­dade para aten­der até 100 pes­soas, entre as 19h e 8h. É ofer­e­ci­do ain­da jan­tar, por uma unidade móv­el do Bom Pra­to, e café da man­hã, na unidade do serviço na Rua 25 de Março.

A Cat­e­dral da Sé tam­bém vai abrir suas por­tas para rece­ber pes­soas que vivam nas ruas. A ini­cia­ti­va é da Pas­toral do Povo de Rua. O local foi prepara­do com 20 leitos.

A prefeitu­ra deu iní­cio, nes­sa sem­ana, à Oper­ação Baixas Tem­per­at­uras. Por meio dela, equipes vão ser ampli­adas para tra­bal­har no atendi­men­to e acol­hi­men­to da pop­u­lação em situ­ação de rua.

A prefeitu­ra infor­ma ain­da que ampliou as vagas que são ofer­e­ci­das na rede socioas­sis­ten­cial. Tam­bém serão disponi­bi­liza­do cober­tores, sopas e bebidas quentes.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d