...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Economia / PF deflagra operação contra fraudes no auxílio emergencial

PF deflagra operação contra fraudes no auxílio emergencial

Saque do auxílio emergencial
© Mar­cel­lo Casal JrAgên­cia Brasil (Repro­dução)

Duzentos policiais cumprem 73 mandados de busca e apreensão


Pub­li­ca­do em 18/02/2021 — 12:54 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

A Polí­cia Fed­er­al (PF) defla­grou hoje (18) a Oper­ação Ter­ceira Parcela, com o obje­ti­vo de desar­tic­u­lar um grupo crim­i­noso que estaria des­vian­do recur­sos des­ti­na­dos ao auxílio emer­gen­cial, disponi­bi­liza­do a uma parcela da pop­u­lação, com o obje­ti­vo de amenizar os efeitos da pan­demia de covid-19 na ren­da da pop­u­lação.

De acor­do com os inves­ti­gadores, tra­ta-se da “maior ação de com­bate a fraudes con­tra bene­fí­cios emer­gen­ci­ais”. A oper­ação con­ta com a par­tic­i­pação de mais de 200 poli­ci­ais, no cumpri­men­to de 73 man­da­dos de bus­ca e apreen­são em Minas Gerais, Bahia, Tocan­tins e Paraí­ba. A maior parte dos man­da­dos (66) estão sendo cumpri­dos em 39 municí­pios mineiros. Entre eles, a cap­i­tal Belo Hor­i­zonte.

“Nes­ta primeira eta­pa da inves­ti­gação, são alvos os ben­efi­ciários de paga­men­to de con­tas com val­ores obti­dos com o desvio de auxílios emer­gen­ci­ais. O obje­ti­vo da oper­ação é deses­tru­tu­rar ações que causam pre­juí­zo ao pro­gra­ma assis­ten­cial e, por con­se­quên­cia, atingem a parcela da pop­u­lação que neces­si­ta dess­es val­ores”, infor­mou a PF.

A oper­ação tem a colab­o­ração de órgãos como Min­istério Públi­co Fed­er­al, Min­istério da Cidada­nia, CAIXA, Recei­ta Fed­er­al, Con­tro­lado­ria-Ger­al da União e Tri­bunal de Con­tas da União, que par­tic­i­pam da Estraté­gia Integra­da de Atu­ação con­tra as Fraudes ao Auxílio Emer­gen­cial, que tem, como prin­ci­pais obje­tivos, iden­ti­ficar fraudes mas­si­vas e desar­tic­u­lar orga­ni­za­ções crim­i­nosas voltadas ao come­ti­men­to deste tipo de deli­to.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d