...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Noticias / PF deflagra Operação Midas do Cerrado contra golpes financeiros

PF deflagra Operação Midas do Cerrado contra golpes financeiros

Repro­dução: © Polí­cia Federal/Operação Midas do Cer­ra­do

Investigados usavam redes sociais e prometiam lucro rápido às vítimas


Pub­li­ca­do em 06/05/2022 — 13:20 Por Agên­cia Brasil — Brasília

A Polí­cia Fed­er­al defla­grou hoje (6) a Oper­ação Midas do Cer­ra­do, para inves­ti­gar um grupo que, há mais de dois anos, usa as redes soci­ais para aplicar golpes, con­ven­cen­do suas víti­mas a faz­er inves­ti­men­tos extrema­mente lucra­tivos sim­i­lares a pirâmides. Os golpis­tas prome­ti­am lucro de até 10% ao dia.

Mais de 30 poli­ci­ais fed­erais cumprem sete man­da­dos de bus­ca e apreen­são e 10 medi­das caute­lares no Tocan­tins, nas cidades de Pal­mas e Por­to Nacional.

De acor­do com a PF, a inves­ti­gação teve iní­cio em 2021. “Ver­i­fi­cou-se que os sus­peitos prat­i­cavam diver­sos crimes, autoin­ti­t­u­lan­do-se traders, como se fos­sem investi­dores aci­ma da média, quan­do não o eram”, infor­maram os inves­ti­gadores.

“O grupo uti­liza­va uma platafor­ma que tem sede nas Ilhas Sey­chelles e não pos­sui autor­iza­ção da Comis­são de Val­ores Mobil­iários para oper­ar no Brasil. Além dis­so, usa­va robôs, operan­do em con­tas de ter­ceiros, prat­i­can­do um sis­tema de pirâmide para lucrar em cima do pre­juí­zo de diver­sas víti­mas, que lhes seguiam e repas­savam din­heiro para que fos­se investi­do, acred­i­tan­do em gan­hos estratos­féri­cos prometi­dos pelos inves­ti­ga­dos”, detal­hou a PF.

Ain­da segun­do os inves­ti­gadores, o grupo fazia pro­pa­gan­da e osten­ta­va “alto padrão de vida” nas redes soci­ais, onde pub­li­cavam fotos de car­ros caros para atrair novas víti­mas para a base da pirâmide.

A esti­ma­ti­va é de que mais de R$ 10 mil­hões ten­ham sido movi­men­ta­dos durante as ações crim­i­nosas. Se con­de­na­dos, os sus­peitos poderão respon­der por crimes con­tra o sis­tema finan­ceiro, orga­ni­za­ção crim­i­nosa e lavagem de din­heiro.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d