...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / PF investiga golpes envolvendo investimentos em criptomoedas

PF investiga golpes envolvendo investimentos em criptomoedas

Esquema causou prejuízo de R$ 260 milhões a dez mil investidores

Vitor Abdala — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 07/11/2024 — 07:46
Rio de Janeiro
Brasília (DF), 22/02/2024, Fachada do Prédio da Polícia Federal em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Polí­cia Fed­er­al (PF) faz, nes­ta quin­ta-feira (7), uma oper­ação con­tra uma empre­sa de inves­ti­men­tos em crip­to­moedas e mer­ca­do Forex, sus­pei­ta de ter apli­ca­do golpes em cer­ca de 10 mil investi­dores. A Oper­ação Pro­fe­ta cumpre um man­da­do de prisão pre­ven­ti­va e dez de bus­ca e apreen­são, nos esta­dos do Rio de Janeiro e de São Paulo.

De acor­do com a PF Fed­er­al, a empre­sa se apro­pri­ou inde­v­i­da­mente de inves­ti­men­tos feitos por 10 mil pes­soas, em um val­or de mais de R$ 260 mil­hões, e reme­teu esse val­or para o exte­ri­or, sem o con­hec­i­men­to das víti­mas.

As inves­ti­gações mostraram que a empre­sa tin­ha uma com­plexa estru­tu­ra para cap­tar investi­dores, rece­ber os aportes e depois enviar o din­heiro para exte­ri­or através de cor­re­toras de crip­to­moedas.

O alvo prin­ci­pal da inves­ti­gação usa­va a religião para atrair as víti­mas e cul­ti­var sua con­fi­ança. Daí o nome da oper­ação.

Esquema criminoso

De acor­do com a PF, o esque­ma envolvia vários crimes con­tra o sis­tema finan­ceiro nacional, como apro­pri­ação inde­v­i­da de val­ores; nego­ci­ação de títu­los ou val­ores mobil­iários sem reg­istro prévio e sem autor­iza­ção da autori­dade com­pe­tente; faz­er oper­ar insti­tu­ição finan­ceira sem a dev­i­da autor­iza­ção; e evasão de divisas. Tam­bém são inves­ti­ga­dos os crimes de exer­cí­cio de ativi­dade de admin­istrador de carteira no mer­ca­do de val­ores mobil­iários sem a dev­i­da autor­iza­ção; orga­ni­za­ção crim­i­nosa transna­cional; e lavagem de din­heiro por meio de ati­vo vir­tu­al.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d