...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Direitos Humanos / PF ouve primeiros depoimentos sobre ataque na Terra Yanomami

PF ouve primeiros depoimentos sobre ataque na Terra Yanomami

Repro­dução: © LEO OTERO/MPI

Três indígenas foram feridos; um deles não resistiu


Pub­li­ca­do em 30/04/2023 — 18:36 Por Alex Rodrigues — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Agentes da Polí­cia Fed­er­al (PF) estiver­am neste domin­go (30) na Ter­ra Indí­ge­na Yanoma­mi para apu­rar o ataque à comu­nidade indí­ge­na Uxiú. Segun­do lid­er­anças indí­ge­nas, três yanomamis foram balea­d­os na tarde deste sába­do (29). Uma das víti­mas, um agente de saúde que atu­a­va na comu­nidade, mor­reu no local. As out­ras duas víti­mas foram socor­ri­das no pos­to de saúde que fun­ciona na própria reser­va e, pos­te­ri­or­mente, trans­feri­das para o Hos­pi­tal Ger­al de Roraima, onde estão inter­nadas.

Em nota divul­ga­da esta tarde, a Super­in­tendên­cia da PF em Roraima infor­ma que tomou con­hec­i­men­to no iní­cio da noite de ontem que garimpeiros teri­am ata­ca­do a comu­nidade indí­ge­na. Já na madru­ga­da de hoje, duas equipes do órgão foram deslo­ca­dos para o local, com o apoio da Fun­dação Nacional dos Povos Indí­ge­nas (Funai) e da Aeronáu­ti­ca. O obje­ti­vo, segun­do a PF, era não só começar a inves­ti­gar o que acon­te­ceu, como tam­bém “inter­romper even­tu­ais agressões que ain­da estivessem em anda­men­to”.

Ain­da segun­do a PF, os agentes peri­cia­ram o local e ouvi­ram o depoi­men­to pre­lim­i­nar de teste­munhas. “Out­ras diligên­cias seguem em anda­men­to para iden­ti­ficar, localizar e pren­der os autores dos crimes cometi­dos con­tra os indí­ge­nas”, garante o órgão, na nota em que men­ciona que os inva­sores da ter­ra yanoma­mi e os indí­ge­nas chegaram a tro­car tiros.

Nas mídias soci­ais, o pres­i­dente do Con­sel­ho Dis­tri­tal de Saúde Indí­ge­na (Con­disi) Yanoma­mi, Júnior Heku­rari, denun­ciou que a comu­nidade Uxiú foi ata­ca­da por garimpeiros arma­dos que “alve­jaram” os três indí­ge­nas.

A min­is­tra dos Povos Indí­ge­nas, Sonia Gua­ja­jara, tam­bém usou suas con­tas nas redes soci­ais para anun­ciar que uma comi­ti­va inter­min­is­te­r­i­al vai a Roraima para “reforçar ain­da mais as ações de desin­trusão [reti­ra­da de não-indí­ge­nas] dos crim­i­nosos” da área yanoma­mi que, segun­do ela, foram ata­ca­dos a tiros. “Solici­ta­mos reforço do Min­istério da Justiça para inves­ti­gação da PF sobre este caso”.

Edição: Kel­ly Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d