...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Ciência, Tecnologia, inteligência artificial / PF prende hacker suspeito do maior vazamento de dados do Brasil

PF prende hacker suspeito do maior vazamento de dados do Brasil

www, internet,código binário
© Mar­cel­lo Casal JrAgên­cia Brasil (Repro­dução)

Ele foi detido hoje em Uberlândia


Pub­li­ca­do em 19/03/2021 — 09:22 Por Karine Melo — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O homem sus­peito de ser o respon­sáv­el pelo maior vaza­men­to de dados do Brasil foi pre­so nes­ta sex­ta-feira (19), em Uber­lân­dia, em Minas Gerais, durante a Oper­ação Deep­wa­ter, da Polí­cia Fed­er­al (PF). A ação inves­ti­ga a obtenção, divul­gação e com­er­cial­iza­ção de dados de brasileiros, inclu­sive de diver­sas autori­dades.

As inves­ti­gações apu­raram que, em janeiro últi­mo, por meio da inter­net, inúmeros dados sig­ilosos de pes­soas físi­cas e jurídi­cas — tais como Cadas­tro de Pes­soas Físi­cas (CPF) e Cadas­tro de Pes­soas Jurídi­cas  (CNPJ), nome com­ple­to e endereço — foram ilici­ta­mente disponi­bi­liza­dos.

As infor­mações pode­ri­am ser adquiri­das por meio do paga­men­to em crip­to­moedas. O megavaza­men­to de dados foi rev­e­la­do pelo Dfn­dr lab, lab­o­ratório espe­cial­iza­do em segu­rança dig­i­tal da start­up PSafe.

Foram colo­ca­dos à ven­da, em fóruns na inter­net, mais de 223 mil­hões de CPFs, além de infor­mações detal­hadas como nomes, endereços, ren­da, impos­to de ren­da, fotos, ben­efi­ciários do Bol­sa Família e scores de crédi­to.

“Após diver­sas diligên­cias, a Polí­cia Fed­er­al iden­ti­fi­cou o sus­peito pela práti­ca dos deli­tos de obtenção, divul­gação e com­er­cial­iza­ção dos dados, bem como um segun­do hack­er, que estaria venden­do os dados por meio suas redes soci­ais”, disse a Polí­cia Fed­er­al, em nota. A iden­ti­dade do pre­so ain­da não foi rev­e­la­da.

No total, os poli­ci­ais cumpri­ram cin­co man­da­dos de bus­ca e apreen­são e um man­da­do de prisão pre­ven­ti­va nos municí­pios de Petroli­na (PE). As ordens judi­ci­ais foram expe­di­das pelo min­istro Alexan­dre de Moraes, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF).

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d