...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Polícia divulga perfis dos mortos; 17 não tinham histórico criminal

Polícia divulga perfis dos mortos; 17 não tinham histórico criminal

Mais de 95% dos identificados eram comprovadamente ligados ao CV

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 03/11/2025 — 08:01
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 29/10/2025 - Carro da Defesa Civil chega no Instituto Médico-Legal após o resgate de dezenas de corpos por moradores da Comunidade da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro. Corpos são resgatados por moradores para a Praça São Lucas, na Penha, zona norte do Rio de Janeiro. Operação Contenção. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Polí­cia Civ­il do Rio de Janeiro divul­gou no fim da noite deste domin­go (2) o per­fil com ima­gens de 115 das 117 pes­soas mor­tas na Oper­ação Con­tenção, real­iza­da na últi­ma terça-feira (28/9) nos Com­plex­os do Alemão e da Pen­ha, na zona norte do Rio de Janeiro. O relatório foi feito pela Ouvi­do­ria Ger­al da Defen­so­ria Públi­ca do Esta­do do Rio de Janeiro.

De acor­do com nota dis­tribuí­da à impren­sa, “mais de 95% dos iden­ti­fi­ca­dos tin­ham lig­ação com­pro­va­da com o Coman­do Ver­mel­ho e 54% eram de fora do esta­do. Ape­nas dois lau­dos resul­taram em perí­cias incon­clu­si­vas.”

A Polí­cia Civ­il descreve que 97 das pes­soas mor­tas “apre­sen­tavam históri­cos crim­i­nais rel­e­vantes”. Entre os mor­tos, 59 tin­ham “man­da­dos de prisão pen­dentes.

O comu­ni­ca­do ofi­cial admite que out­ras 17 “não apre­sen­taram históri­co crim­i­nal”, mas segun­do as inves­ti­gações pos­te­ri­ores, “12 apre­sen­taram indí­cios de par­tic­i­pação no trá­fi­co em suas redes soci­ais.”

A lista nom­i­na as pes­soas mor­tas como “neu­tral­iza­dos” e assi­nala que 62 dess­es são de out­ros esta­dos: “19 do Pará, 9 do Ama­zonas, 12 da Bahia, 4 do Ceará, 2 da Paraí­ba, 1 do Maran­hão, 9 de Goiás, 1 de Mato Grosso, 3 do Espíri­to San­to, 1 de São Paulo e 1 do Dis­tri­to Fed­er­al.”

Doca

Relatório da Polí­cia diz que há no Rio de Janeiro “chefes de orga­ni­za­ções crim­i­nosas de 11 esta­dos da Fed­er­ação, de qua­tro das cin­co regiões do país.” O prin­ci­pal alvo da oper­ação — Edgar Alves de Andrade, con­heci­do como “Doca”, líder do Coman­do Ver­mel­ho (CV) – segue em liber­dade após seis dias da oper­ação poli­cial.

Nen­hu­ma das pes­soas mor­tas havia sido denun­ci­a­da à Justiça pelo Min­istério Públi­co do Esta­do do Rio de Janeiro. A Ordem dos Advo­ga­dos do Rio de Janeiro criou um obser­vatório para acom­pan­har a apu­ração sobre o cumpri­men­to da lei pelas poli­cias Civ­il e Mil­i­tar durante a Oper­ação Con­tenção.

Moraes hoje no Rio

Brasília (DF), 21/10/2025 - Ministro Alexandre de Moraes durante sessão no STF de julgamento da Ação Penal 2694 -Núcleo 4 da trama golpista. Foto: Rosinei Coutinho/STF
Repro­dução: Brasília (DF), 21/10/2025 — Min­istro Alexan­dre de Moraes se reúne nes­ta segun­da-feira com autori­dades do Rio de Janeiro. Foto: Rosinei Coutinho/STF — Rosinei Coutinho/STF

O Min­istro Alexan­dre de Moraes, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), tem nes­ta segun­da-feira (3) cin­co reuniões agen­dadas com autori­dades flu­mi­nens­es e car­i­o­cas. Ini­cian­do os encon­tros com o gov­er­nador do esta­do do Rio, Cláu­dio Cas­tro, e seus aux­il­iares da Segu­rança Públi­ca.

Veja a pro­gra­mação de reuniões do min­istro:

  1. Gov­er­nador do Esta­do do Rio de Janeiro, jun­ta­mente com o Secretário de Segu­rança Públi­ca do Esta­do, o Coman­dante da Polí­cia Mil­i­tar, o Del­e­ga­do-Ger­al da Polí­cia Civ­il e o Dire­tor da Super­in­tendên­cia-Ger­al de Polí­cia Téc­ni­co Cien­tí­fi­ca, às 11h00;
  2. Pres­i­dente do Tri­bunal de Justiça do Esta­do do Rio de Janeiro às 13h30;
  3. Procu­rador-Ger­al de Justiça do Esta­do do Rio de Janeiro às 15h00
  4. Defen­sor Públi­co Ger­al do Esta­do do Rio de Janeiro às 16h30.
  5. Prefeito do Rio, Eduar­do Paes às 18h.

Ontem, Alexan­dre de Moraes deter­mi­nou a preser­vação “rig­orosa e inte­gral” dos ele­men­tos mate­ri­ais rela­ciona­dos à exe­cução da Oper­ação Con­tenção.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d