...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Praia em Fernando de Noronha segue fechada após ataque de tubarão

Praia em Fernando de Noronha segue fechada após ataque de tubarão

Repro­dução: © Arquivo/Agência Brasil

Vítima é uma menina de 8 anos, que foi levada para hospital em Recife


Pub­li­ca­do em 29/01/2022 — 13:49 Por Ake­mi Nita­hara – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Após um ataque de tubarão a uma meni­na de 8 anos, ocor­ri­do ontem (28) na Pra­ia do Sueste, no Par­que Nacional Mar­in­ho, em Fer­nan­do de Noron­ha (PE), o local per­manecerá fecha­do até que as inves­ti­gações sobre o caso sejam encer­radas.

De acor­do com o Insti­tu­to Chico Mendes de Con­ser­vação da Bio­di­ver­si­dade (ICM­Bio) a jovem foi socor­ri­da pela equipe do par­que. O insti­tu­to se sol­i­dari­zou com a meni­na e sua família e desta­cou que ataques de tubarão são raros no local, “haven­do regra­men­to quan­to aos horários e locais per­mi­ti­dos para uti­liza­ção da pra­ia”.

Por meio de nota, o Comitê Estad­ual de Mon­i­tora­men­to de Inci­dentes com Tubarões (Cemit), órgão da Sec­re­taria de Defe­sa Social de Per­nam­bu­co (SDS), infor­mou que se reunirá nos próx­i­mos dias para avaliar o caso. “Ape­nas após a análise de doc­u­men­tos será pos­sív­el iden­ti­ficar a espé­cie do tubarão”, infor­mou o órgão.

“A víti­ma, atingi­da na per­na dire­i­ta, é uma meni­na de 8 anos que esta­va na Baía de Sueste, pra­ia que é par­que mar­in­ho fed­er­al e é geri­do pelo Insti­tu­to Chico Mendes de Con­ser­vação da Bio­di­ver­si­dade (ICM­Bio). Até então, as víti­mas mais jovens reg­istradas no esta­do tin­ham 14 anos. No entan­to, a ocor­rên­cia des­ta sex­ta-feira ape­nas poderá ser incluí­da nas estatís­ti­cas ofi­ci­ais após análise do Cemit”.

Segun­do o órgão, havi­am sido reg­istra­dos até ago­ra seis inci­dentes com tubarão em Fer­nan­do de Noron­ha, sem mortes, entre 2015 e 2020.

“O primeiro ocor­reu em 21 de dezem­bro de 2015 na Baía de Sueste, mes­ma pra­ia da ocor­rên­cia des­ta sex­ta-feira. A víti­ma era um ban­hista de 32 anos, do sexo mas­culi­no, que teve lesão no braço dire­ito. As demais estavam nas Pra­ias do Leão, de Con­ceição, do Bode e da Cacim­ba (dois casos). Das seis víti­mas, todas eram adul­tas, sendo dois ban­his­tas e qua­tro sur­fis­tas. Todos os casos acon­te­ce­r­am entre dezem­bro e março”.

A meni­na, que é de São Paulo e estaria com o pai no momen­to do ataque, foi aten­di­da em um hos­pi­tal no arquipéla­go e depois lev­a­da em uma aeron­ave de sal­va­men­to para Recife. Não há infor­mações sobre o esta­do de saúde dela.

Saquarema

Em Saquare­ma, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, um tubarão adul­to foi avis­ta­do ontem (29) na Pra­ia da Vila. Ima­gens que cir­cu­laram pelas redes soci­ais mostram ban­his­tas impres­sion­a­dos com a prox­im­i­dade do ani­mal, em águas rasas e bem próx­i­mo à faixa de areia.

A prefeitu­ra fez uma postagem com um vídeo aéreo no Insta­gram:

Um tubarão foi fla­gra­do na man­hã de hoje nas nos­sas pra­ias. Emb­o­ra as ima­gens sejam boni­tas, é pre­ciso ter atenção e cuida­do em caso de avis­tar um deles próx­i­mo à areia. Fique aten­to às ori­en­tações do Sal­va­mar para cur­tir a pra­ia com segu­rança e tran­quil­i­dade.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d