...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Programa capacita 80 mil pessoas para enfrentamento de epidemias

Programa capacita 80 mil pessoas para enfrentamento de epidemias

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Lançamento pela Fiocruz será online na próxima terça-feira


Pub­li­ca­do em 12/02/2022 — 12:18 Por Viní­cius Lis­boa — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Um pro­gra­ma edu­ca­cional desen­volvi­do pela Fun­dação Oswal­do Cruz (Fiocruz) Mato Grosso do Sul e pela Sec­re­taria de Vig­ilân­cia em Saúde do Min­istério da Saúde vai ofer­e­cer cur­sos para 80 mil pes­soas sobre o enfrenta­men­to da epi­demia de covid-19 e out­ras epi­demias virais. O pro­gra­ma que será lança­do na próx­i­ma terça-feira (15) é total­mente gra­tu­ito e a par­tic­i­pação não é restri­ta a profis­sion­ais de saúde.

Segun­do a Fiocruz, o Pro­gra­ma Edu­ca­cional em Vig­ilân­cia e Cuida­do em Saúde no Enfrenta­men­to da Covid-19 e de out­ras Doenças Virais (VigiEpi­demia) terá uma primeira eta­pa com qua­tro cur­sos autoin­stru­cionais e dois com­ple­mentares que são opcionais e con­tam com tuto­ria e cer­ti­fi­cação de espe­cial­iza­ção.

O con­teú­do e os recur­sos edu­ca­cionais foram elab­o­ra­dos com a par­tic­i­pação de docentes e pesquisadores de diver­sas insti­tu­ições de ensi­no e pesquisa. Entre os cer­ca de 80 mil alunos que são esper­a­dos em todo ter­ritório brasileiro, mil poderão obter cer­ti­fi­ca­do de espe­cial­iza­ção do pro­gra­ma, medi­ante chama­men­to públi­co.

Segun­do a coor­de­nado­ra da Edu­cação da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Deb­o­ra Dupas Gonçalves do Nasci­men­to, o obje­ti­vo do VigiEpi­demia é pro­mover a qual­i­fi­cação dos tra­bal­hadores e profis­sion­ais de saúde, gestores e inter­es­sa­dos na área para o enfrenta­men­to da covid-19 e out­ras epi­demias de doenças trans­mis­síveis por vírus no âmbito do Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS).

O lança­men­to do pro­gra­ma será real­iza­do com uma trans­mis­são ao vivo na inter­net, em que haverá uma mesa-redon­da com o pesquisadores sobre o tema: A vig­ilân­cia em saúde nas epidemias/pandemias: o que podemos esper­ar em 2022?

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d