...
quarta-feira ,1 outubro 2025
Home / Economia / Reajuste salarial fica abaixo da inflação em agosto

Reajuste salarial fica abaixo da inflação em agosto

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Informação é do boletim Salariômetro, divulgado pela Fipe


Pub­li­ca­do em 23/09/2021 — 07:15 Por Cami­la Boe­hem — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

No mês de agos­to, o rea­juste salar­i­al medi­ano no país ficou 1,4 pon­to per­centu­al abaixo da inflação, con­sideran­do como base o Índice Nacional de Preços ao Con­sum­i­dor (INPC). Ape­nas 9,5% das nego­ci­ações resul­taram em gan­hos reais, de acor­do com o bole­tim Salariômetro, divul­ga­do hoje (23) pela Fun­dação Insti­tu­to de Pesquisas Econômi­cas (Fipe).

O rea­juste médio nego­ci­a­do foi de 8,5% em agos­to, enquan­to o INPC, no acu­mu­la­do de 12 meses, ficou em 9,9%. O piso salar­i­al medi­ano — mod­e­lo que cor­rige dis­crepân­cias — nego­ci­a­do foi de R$ 1.255 em agos­to, enquan­to o piso médio foi de R$ 1.396.

O Salariômetro anal­isa os resul­ta­dos de 40 nego­ci­ações salari­ais cole­ti­vas, que são deposi­ta­dos no Por­tal Medi­dor, do Min­istério da Econo­mia.

Não hou­ve aumen­to medi­ano real como resul­ta­do das nego­ci­ações em nen­hum dos últi­mos 12 meses, con­forme a fun­dação. Des­de setem­bro do ano pas­sa­do, o índice tem oscila­do de ‑1,4% a zero.

Segun­do a Fipe, a inflação pro­je­ta­da para as próx­i­mas datas-base ficará per­to dos 10%, o que dev­erá com­prim­ir o espaço para gan­hos reais no futuro.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Pedágio 100% eletrônico começa a funcionar na BR-381 neste sábado

Rodovia vai ligar Belo Horizonte a Governador Valadares Guil­herme Jerony­mo — Repórter da Agên­cia Brasil …