...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Reaplicação do Enem começa nesta terça-feira em todo o país

Reaplicação do Enem começa nesta terça-feira em todo o país

Provas do Enem PPL também serão aplicadas

Andreia Verdélio — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 16/12/2025 — 10:20
unde­fined
Brasília (DF), 16/11/2025 - Candidatos comparecem a local de prova para realização do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

O Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) 2025 será reapli­ca­do nes­ta terça (16) e na quar­ta-feira (17) aos par­tic­i­pantes que tiver­am algum prob­le­ma logís­ti­co no dia da apli­cação das provas ou foram acometi­dos por algum tipo de doença infec­to­con­ta­giosa lis­ta­da no edi­tal. As provas reg­u­lares do Enem 2024 foram apli­cadas nos dias 9 e 13 de novem­bro.

Tam­bém hou­ve um exame excep­cional real­iza­do nas cidades de Belém, Ananin­deua e Mar­itu­ba, no Pará, nos dias 30 de novem­bro e 7 de dezem­bro. A pro­va reg­u­lar nes­sas cidades foi adi­a­da em razão da 30ª Con­fer­ên­cia das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáti­cas (COP30), na cap­i­tal paraense.

Após os pedi­dos de reapli­cação, os casos foram jul­ga­dos indi­vid­ual­mente pelo Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep).

A dinâmi­ca de apli­cação é a mes­ma das provas reg­u­lares. Os portões serão aber­tos às 12h e fecha­dos às 13h (horário de Brasília) para que, a par­tir das 13h30, os par­tic­i­pantes pos­sam resolver as questões.

Neste primeiro dia serão apli­cadas as provas de lin­gua­gens, códi­gos e suas tec­nolo­gias; redação; e ciên­cias humanas e suas tec­nolo­gias. O exame poderá ser con­cluí­do até 19h no tem­po reg­u­lar, com adição de mais uma hora para os can­didatos que tiver­am os pedi­dos de tem­po adi­cional aprova­dos.

Aman­hã, será reapli­ca­da a segun­da pro­va des­ta edição com questões de ciên­cias da natureza e matemáti­ca e suas tec­nolo­gias. Difer­ente da pro­va de hoje, o pra­zo para a con­clusão do exame ter­mi­nará às 18h30.

Casos previstos

O edi­tal de aber­tu­ra do Enem pre­vê que o par­tic­i­pante afe­ta­do por prob­le­mas logís­ti­cos durante a apli­cação das provas ou acometi­do por uma das doenças infec­to­con­ta­giosas no primeiro ou no segun­do dia de apli­cação das provas poderá solic­i­tar a reapli­cação do exame.

O dire­ito à reapli­cação é asse­gu­ra­do tam­bém a quem foi afe­ta­do por desas­tres nat­u­rais. É o caso dos inscritos con­fir­ma­dos, moradores de Rio Boni­to do Iguaçu (PR), impacta­dos por um tor­na­do em 7 de novem­bro de 2025, um dos mais inten­sos já reg­istra­dos no esta­do do Paraná.

O par­tic­i­pante só poderá faz­er as provas ref­er­entes ao dia em que ficou invi­a­bi­liza­do de realizar na agen­da reg­u­lar do exame.

De acor­do com o edi­tal do Enem 2025, o par­tic­i­pante infec­ta­do por uma das doenças a seguir dev­erá solic­i­tar reapli­cação: tuber­cu­lose, coqueluche, dif­te­ria, doença inva­si­va por Haemophilus influen­zae, doença meningocó­ci­ca e out­ras menin­gites, varío­la, varío­la dos maca­cos (mon­key­pox), influen­za humana A e B, poliomielite por poliovírus sel­vagem, saram­po, rubéo­la, varicela (cat­a­po­ra) ou covid-19.

Para reapli­cação, são con­sid­er­a­dos prob­le­mas logís­ti­cos que prej­u­dicaram o solic­i­tante fatores como: desas­tres nat­u­rais que com­pro­metam a infraestru­tu­ra do local; fal­ta de ener­gia elétri­ca que com­pro­meta a vis­i­bil­i­dade da pro­va pela ausên­cia de luz nat­ur­al ou out­ro erro de exe­cução de pro­ced­i­men­to de apli­cação.

Enem PPL

Nas mes­mas datas, 16 e 17 de dezem­bro, o Inep apli­ca o Exame Nacional do Ensi­no Médio para Pes­soas Pri­vadas de Liber­dade ou sob medi­da socioe­d­uca­ti­va que inclua pri­vação de liber­dade (Enem PPL) 2025.

As provas têm o mes­mo nív­el de difi­cul­dade do Enem reg­u­lar e ocor­rem den­tro das unidades pri­sion­ais e socioe­d­uca­ti­vas indi­cadas pelos esta­dos e Dis­tri­to Fed­er­al.

O Enem

Cri­a­do em 1998, o Enem avalia o desem­pen­ho esco­lar dos estu­dantes ao tér­mi­no da edu­cação bási­ca. Ele tam­bém se tornou a prin­ci­pal por­ta de entra­da para a edu­cação supe­ri­or no Brasil, por meio do Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu), do Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (Prouni) e do Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies).

Insti­tu­ições de ensi­no públi­cas e pri­vadas tam­bém uti­lizam as notas do exame para sele­cionar estu­dantes, como critério úni­co ou com­ple­men­tar aos proces­sos sele­tivos.

Os resul­ta­dos indi­vid­u­ais do Enem podem, ain­da, ser aproveita­dos nos proces­sos sele­tivos de insti­tu­ições por­tugue­sas que pos­suem con­vênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acor­dos garan­tem aces­so facil­i­ta­do às notas dos estu­dantes brasileiros inter­es­sa­dos em cur­sar a edu­cação supe­ri­or em Por­tu­gal.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d