...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Redação do Enem tem como tema A falta de empatia nas relações sociais

Redação do Enem tem como tema A falta de empatia nas relações sociais

img_5453

© Rove­na Rosa/Agência Brasil (Repro­dução)

Opinião do autor deve estar fundamentada com explicações e argumentos


Pub­li­ca­do em 23/02/2021 — 15:43 Por Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

A fal­ta de empa­tia nas relações soci­ais no Brasil é o tema da redação do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) apli­ca­do hoje (23), tan­to para estu­dantes que tiver­am as provas can­ce­ladas por con­ta da pan­demia do novo coro­n­avírus (covid-19) quan­to para aque­les que pedi­ram para par­tic­i­par da reapli­cação do exame porque foram prej­u­di­ca­dos na apli­cação reg­u­lar, e para os can­didatos pri­va­dos de liber­dade. 

O tema foi anun­ci­a­do pelo Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep) nes­ta tarde, após o iní­cio das provas. Os par­tic­i­pantes pre­cisam escr­ev­er um tex­to dis­ser­ta­ti­vo-argu­men­ta­ti­vo opina­ti­vo e orga­ni­za­do para a defe­sa de um pon­to de vista.

A opinião do autor deve estar fun­da­men­ta­da com expli­cações e argu­men­tos, ou seja, na redação o par­tic­i­pante dev­erá dis­ser­tar sobre o assun­to pro­pos­to descrevendo‑o e explicando‑o. Além dis­so, é necessário defend­er a opinião colo­ca­da na con­strução tex­tu­al, com o obje­ti­vo de con­vencer o leitor com base em argu­men­tos. A redação deve ter, no máx­i­mo, 30 lin­has e o tex­to dev­erá ser desen­volvi­do a par­tir da situ­ação-prob­le­ma apre­sen­ta­da e dos sub­sí­dios ofer­e­ci­dos pelos tex­tos moti­vadores.

A pro­va de redação é a úni­ca sub­je­ti­va do exame e tem, por isso, critérios espe­ci­ais de cor­reção. Cada redação é cor­rigi­da por pelo menos dois cor­re­tores. As notas vari­am de zero a 1 mil.

Para par­tic­i­par de pro­gra­mas como o Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu), que sele­ciona estu­dantes para vagas em insti­tu­ições públi­cas de ensi­no supe­ri­or, e do Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (ProUni), que con­cede bol­sas de estu­do em insti­tu­ições pri­vadas de ensi­no supe­ri­or, é necessário não ter tira­do zero na redação.

Além da pro­va de redação, os estu­dantes fazem hoje as provas obje­ti­vas de lin­gua­gens e ciên­cias humanas. A apli­cação segue aman­hã (24), quan­do os par­tic­i­pantes resolvem as questões de matemáti­ca e ciên­cias da natureza.

Reaplicação

O Enem 2020 reg­u­lar foi apli­ca­do nos dias 17 e 24 de janeiro no for­ma­to impres­so, e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro no for­ma­to dig­i­tal. Ago­ra, é apli­ca­do o chama­do Enem PPL (Exame Nacional do Ensi­no Médio para Pes­soas Pri­vadas de Liber­dade e Jovens sob Medi­da Socioe­d­uca­ti­va que inclua pri­vação de liber­dade).

Tam­bém hoje as provas serão reapli­cadas aos can­didatos do Enem reg­u­lar, tan­to do impres­so quan­to do dig­i­tal, que tiver­am os pedi­dos aprova­dos pelo Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep).

Dev­i­do à pan­demia, a apli­cação do Enem reg­u­lar foi sus­pen­sa no esta­do do Ama­zonas, onde mais de 160 mil estu­dantes estão inscritos; em Rolim de Moura (RO), onde estão inscritos 2.863 can­didatos, e em Espigão D’Oeste (RO), com 969 inscritos, e está sendo apli­ca­do hoje.

Pre­vista no edi­tal, a reapli­cação do Enem pode ser solic­i­ta­da por par­tic­i­pantes que se sen­ti­ram prej­u­di­ca­dos por causa de algum prob­le­ma logís­ti­co, como fal­ta de luz no local de pro­va. Neste ano, dev­i­do à pan­demia, pud­er­am tam­bém pedir a reapli­cação os par­tic­i­pantes que apre­sen­taram sin­tomas da covid-19 ou de out­ra doença infec­to­con­ta­giosa.

Veja os temas das redações de anos ante­ri­ores:

Enem 2009: O indi­ví­duo frente à éti­ca nacional

Enem 2010: O tra­bal­ho na con­strução da dig­nidade humana

Enem 2011:  Viv­er em rede no sécu­lo XXI: os lim­ites entre o públi­co e o pri­va­do

Enem 2012: O movi­men­to imi­gratório para o Brasil no sécu­lo XXI

Enem 2013:  Efeitos da implan­tação da Lei Seca no Brasil

Enem 2014: Pub­li­ci­dade infan­til em questão no Brasil

Enem 2015: A per­sistên­cia da vio­lên­cia con­tra a mul­her na sociedade brasileira

Enem 2016: Cam­in­hos para com­bat­er a intol­erân­cia reli­giosa no Brasil e Cam­in­hos para com­bat­er o racis­mo no Brasil — Neste ano hou­ve duas apli­cações reg­u­lares do exame.

Enem 2017: Desafios para for­mação edu­ca­cional de sur­dos no Brasil

Enem 2018: Manip­u­lação do com­por­ta­men­to do usuário pelo con­t­role de dados na inter­net

Enem 2019: Democ­ra­ti­za­ção do aces­so ao cin­e­ma no Brasil

Enem 2020 impres­so: O Estig­ma Asso­ci­a­do às Doenças Men­tais na Sociedade Brasileira

Enem 2020 dig­i­tal: O desafio de reduzir as desigual­dades entre as regiões do Brasil

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

MEC fará pesquisa sobre impacto da restrição de celular nas escolas

Lei que restringiu uso completa um ano de vigência nesta terça (13) Tatiana Alves — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d