...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Saiba como são elaboradas as provas do Enem

Saiba como são elaboradas as provas do Enem

Repro­dução: © Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Primeiro dia de provas será no próximo domingo


Pub­li­ca­do em 19/11/2021 — 09:09 Por Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Como são escol­hi­das as questões do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem)? O que é o Ban­co Nacional de Itens (BNI)? O nív­el das provas é o mes­mo todos os anos? Qual o impacto dis­so nas notas dos par­tic­i­pantes? Colo­car de pé uma avali­ação como o Enem não é algo sim­ples, envolve diver­sas pes­soas e insti­tu­ições. A Agên­cia Brasil preparou um pas­so a pas­so de como as provas do Enem são elab­o­radas.

O Enem é com­pos­to por uma pro­va de redação e qua­tro provas com 45 questões obje­ti­vas cada: lin­gua­gens, matemáti­ca, ciên­cias humanas e ciên­cias da natureza.

Os itens do Enem são elab­o­ra­dos por espe­cial­is­tas sele­ciona­dos por meio de chama­da públi­ca do Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep). Eles devem seguir a matriz de refer­ên­cia, guia de elab­o­ração e revisão de itens esta­b­ele­ci­dos pelo Inep. Após escritos, os itens pas­sam, então, por revi­sores e depois por espe­cial­is­tas do Inep.

Final­mente, os itens são pré-tes­ta­dos em apli­cações feitas em esco­las pelo país. O proces­so é sig­iloso e os estu­dantes não sabem que estão respon­den­do a pos­síveis questões do Enem. Com a apli­cação, avalia-se a difi­cul­dade, o grau de dis­crim­i­nação e a prob­a­bil­i­dade de acer­to ao aca­so da questão. Os itens aprova­dos pas­sam a com­por o BNI, que fica disponív­el para apli­cações futuras do Enem.

Acesso ao BNI

Para ter aces­so ao BNI, é pre­ciso seguir um pro­to­co­lo de segu­rança. Todos os servi­dores e colab­o­radores com autor­iza­ção de aces­so aos itens assi­nam ter­mos de sig­i­lo e con­fi­den­cial­i­dade.

O BNI fica no Ambi­ente Físi­co Inte­gra­do Seguro, local­iza­do na sede do Inep, em Brasília. O ambi­ente fica iso­la­do, pos­sui salas com aber­tu­ra somente com o uso de dig­i­tais e com­puta­dores sem aces­so à inter­net ou à intranet da autar­quia.

Todo o proces­so de cap­tação, elab­o­ração e revisão de itens para com­por o Enem e out­ros exam­es do insti­tu­to ocorre nesse espaço. Não se sabe ao cer­to quan­tas questões com­põem o ban­co do Enem, pois a infor­mação é sig­ilosa.

Elaboração das provas

As questões que vão com­por a pro­va do Enem são sele­cionadas no final do primeiro semes­tre do ano, por espe­cial­is­tas do Inep, com auxílio de pro­fes­sores de diver­sas insti­tu­ições de ensi­no bási­co e supe­ri­or. A seleção, de acor­do com car­til­ha disponi­bi­liza­da pelo Inep, leva em con­ta a cober­tu­ra da matriz de habil­i­dades e com­petên­cias de cada área do con­hec­i­men­to, bem como a atu­al­i­dade das temáti­cas dos itens e seus parâmet­ros psi­cométri­cos.

As questões são sele­cionadas de for­ma que o nív­el de difi­cul­dade das provas seja o mes­mo todos os anos. Assim, é pos­sív­el com­parar o desem­pen­ho dos can­didatos em anos difer­entes. Em 2021, as questões do Enem impres­so e do dig­i­tal serão as mes­mas. O tema da redação tam­bém será igual.

Sele­ciona­dos, o tema da redação e as questões da pro­va são salvos em um HD lev­a­do de avião, por um servi­dor do Inep, até a grá­fi­ca de segu­rança máx­i­ma, onde o exame é impres­so. Out­ro servi­dor embar­ca, em um avião difer­ente, levan­do a sen­ha que per­mi­tirá a aber­tu­ra dos arquiv­os do HD.

A video­pro­va em Lín­gua Brasileira de Sinais (Libras) é grava­da em um estú­dio mon­ta­do den­tro do Ambi­ente Físi­co Inte­gra­do Seguro, no Inep. Os DVDs com o con­teú­do da pro­va tam­bém são envi­a­dos para a grá­fi­ca. As provas são empa­co­tadas e recebem lacres de segu­rança, que reg­is­tram o momen­to em que os mal­otes são aber­tos. Os pacotes das provas são sep­a­ra­dos por sala e local de apli­cação. Todo esse proces­so é feito pelo menos três meses antes da apli­cação do exame.

O proces­so de elab­o­ração da pro­va gan­hou evidên­cia na reta final para a real­iza­ção do Enem. Este mês, servi­dores do Inep realizaram ato para denun­ciar prob­le­mas que vêm ocor­ren­do na atu­al gestão do pres­i­dente Dani­lo Dupas. O ato cul­mi­nou no pedi­do de exon­er­ação dos car­gos ocu­pa­dos por 37 servi­dores.

Diante dessa situ­ação, a Defen­so­ria Públi­ca da União (DPU) acio­nou a Justiça Fed­er­al para pedir ao Inep doc­u­men­tos que com­pro­vem as medi­das que estão sendo tomadas pela autar­quia para garan­tir a segu­rança do Enem. Tan­to Dupas quan­to o min­istro da Edu­cação, Mil­ton Ribeiro, negam que ten­ha havi­do fraude na pro­va e garan­ti­ram a real­iza­ção do Enem.

Em 2019, o Inep chegou a cri­ar uma comis­são para definir o que não seria usa­do no Enem. O grupo fez uma análise dos itens da BNI. Em sessão no Sena­do Fed­er­al, esta sem­ana, Dupas afir­mou que as provas do Enem 2021 “foram mon­tadas pela equipe téc­ni­ca seguin­do a metodolo­gia que vem sendo ado­ta­da, a Teo­ria de Respos­ta ao Item (TRI). A pro­va pos­sui um con­jun­to de questões de diver­sos níveis de difi­cul­dade que são cal­i­bradas para garan­tir um cer­to nív­el de pro­va. É comum, por­tan­to, que durante a mon­tagem da pro­va ten­ha itens que são colo­ca­dos e itens que são reti­ra­dos jus­ta­mente para garan­tir o nive­la­men­to das provas”.

Enem 2021

O Enem será apli­ca­do nos dias 21 e 28 de novem­bro para mais de 3 mil­hões de estu­dantes em todo o país, tan­to na ver­são impres­sa quan­to na ver­são dig­i­tal. No primeiro dia de pro­va, os par­tic­i­pantes farão as provas de lin­gua­gens, ciên­cias humanas e redação. No segun­do, matemáti­ca e ciên­cias da natureza. Os locais de pro­va estão disponíveis no Cartão de Con­fir­mação de Inscrição na Pági­na do Par­tic­i­pante.

Agenda_Enem_2021

Repro­dução:  Arte/Agência Brasil

O Enem sele­ciona estu­dantes para vagas do ensi­no supe­ri­or em uni­ver­si­dades públi­cas, pelo Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu), para bol­sas em insti­tu­ições pri­vadas, pelo Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies). Os resul­ta­dos tam­bém podem ser usa­dos para ingres­sar em insti­tu­ições de ensi­no por­tugue­sas que têm con­vênio com o Inep.

Para tes­tar os con­hec­i­men­tos, os estu­dantes podem aces­sar gra­tuita­mente o ban­co de questões do Enem de 2009 a 2020, orga­ni­za­do pela Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC). No sis­tema, é pos­sív­el escol­her quais áreas do con­hec­i­men­to se quer estu­dar. O ban­co sele­ciona as questões de maneira aleatória.

Acom­pan­he a cober­tu­ra da Agên­cia Brasil sobre o Enem 2021:

Edição: Kel­ly Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

MEC fará pesquisa sobre impacto da restrição de celular nas escolas

Lei que restringiu uso completa um ano de vigência nesta terça (13) Tatiana Alves — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d