...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Saque calamidade do FGTS é liberado para moradores de mais 4 cidades

Saque calamidade do FGTS é liberado para moradores de mais 4 cidades

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Medida é decorrente das fortes chuvas


Pub­li­ca­do em 10/02/2022 — 09:33 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Os tra­bal­hadores res­i­dentes em Itabir­i­to e San­to Antônio do Monte, em Minas Gerais, e em Ital­va e Petrópo­lis, no Rio de Janeiro, podem solic­i­tar, a par­tir des­ta quin­ta-feira (10), o saque do Fun­do de Garan­tia do Tem­po de Serviço (FGTS) por calami­dade.

Segun­do a Caixa, a lib­er­ação é decor­rente das fortes chu­vas nas cidades. Os moradores das áreas afe­tadas nos municí­pios mineiros, con­forme endereços iden­ti­fi­ca­dos pela Defe­sa Civ­il, podem pedir o saque até 14 de abril. Os res­i­dentes nas áreas afe­tadas em Petrópo­lis (RJ), tam­bém com endereços iden­ti­fi­ca­dos pela Defe­sa Civ­il munic­i­pal, podem solic­i­tar o saque até 2 de maio. Os tra­bal­hadores de Ital­va têm até 3 de maio.

É necessário pos­suir sal­do pos­i­ti­vo na con­ta do FGTS e não ter real­iza­do saque pelo mes­mo moti­vo em perío­do infe­ri­or a 12 meses. O val­or máx­i­mo para reti­ra­da é de R$ 6.220,00.

Saque digital

O pedi­do pode ser feito pelo aplica­ti­vo do FGTS, opção Meus Saques, no celu­lar, sem a neces­si­dade de com­pare­cer a uma agên­cia.

Ao reg­is­trar a solic­i­tação é pos­sív­el indicar uma con­ta de insti­tu­ição finan­ceira para rece­ber os val­ores, sem cus­to.

O aplica­ti­vo está disponív­el para down­load nas platafor­mas dig­i­tais e é com­patív­el com os sis­temas opera­cionais Android e IOS.

Depois de baixar o aplica­ti­vo e preencher as infor­mações de cadas­tro, o ben­efi­ciário deve procu­rar a opção “Meus Saques”, sele­cionar “Out­ras situ­ações de saque — Calami­dade públi­ca” — e aces­sar a cidade. Em segui­da, deve encam­in­har os seguintes doc­u­men­tos: foto de doc­u­men­to de iden­ti­dade e com­pro­vante de residên­cia em nome do tra­bal­hador, emi­ti­do até 120 dias antes da dec­re­tação de calami­dade.

O ben­efi­ciário deve, então, sele­cionar a opção para cred­i­tar o val­or em con­ta. O pra­zo para retorno da análise e crédi­to em con­ta, caso aprova­do o saque, é de cin­co dias úteis.

Os doc­u­men­tos aceitos são: carteira de iden­ti­dade, carteira de habil­i­tação ou pas­s­aporte; com­pro­vante de residên­cia em nome do tra­bal­hador, como con­ta de luz, água ou out­ro doc­u­men­to rece­bido via cor­reio, emi­ti­do até 120 dias antes da dec­re­tação de calami­dade; cer­tidão de casa­men­to ou escrit­u­ra públi­ca de união estáv­el, caso o com­pro­vante de residên­cia este­ja em nome de côn­juge ou com­pan­heiro (a).

Para mais infor­mações, os tra­bal­hadores podem aces­sar o site da Caixa ou entrar em con­ta­to com o ban­co pelo Fale Conosco 0800 726 0207.

Balanço

Até o momen­to, 41 municí­pios da Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro foram habil­i­ta­dos com o Saque FGTS por moti­vo de calami­dade. Con­fi­ra abaixo a lista com­ple­ta:

Bahia: Canavieiras, Coaraci, Eunápo­lis, Flo­res­ta Azul, Gan­du, Ibicaraí, Ibicuí, Ilhéus, Ita­bela, Itabuna, Ita­juípe, Ita­ma­ra­ju, Itapé, Itapetinga, Itororó, Jaguaquara, Jequié, Jiquir­içá, Medeiros Neto, Mun­do Novo, Pra­do, Por­to Seguro, Teix­eira de Fre­itas, Ubaita­ba, Vitória da Con­quista e Wences­lau Guimarães.

Minas Gerais: Águas For­mosas, Alme­nara, Dores do Indaiá, Igara­pé, Itabir­i­to, Macha­calis, Mário Cam­pos, Mateus Leme, Poço Fun­do, Rio Man­so, Sabará, San­to Antônio do Monte e São Joaquim de Bicas.

Rio de Janeiro: Ital­va e Petrópo­lis.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d