...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Sete governadores anunciam “Consórcio da Paz” após operação no Rio

Sete governadores anunciam “Consórcio da Paz” após operação no Rio

Medida ocorre depois de ação policial com mais de 120 mortes

Rafael Car­doso — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 30/10/2025 — 22:00
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 30/10/2025 - Governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, durante reunião com governadores para tratar sobre ações da Operação Policial Contenção. Foto: Governo do RJ/Divulgação
Repro­dução: © Gov­er­no do RJ/Divulgação

Sete gov­er­nadores anun­cia­ram nes­ta quin­ta-feira (30) a cri­ação do “Con­sór­cio da Paz”, um pro­je­to de inte­gração para tro­car infor­mações de inteligên­cia, prestar apoio finan­ceiro e de con­tin­gente poli­cial no com­bate ao crime orga­ni­za­do.

medi­da ocorre depois da oper­ação no Rio de Janeiro que deixou pelo menos 121 mor­tos nos com­plex­os do Alemão e da Pen­ha.

A reunião ocor­reu no Palá­cio Gua­n­abara, sede do gov­er­no flu­mi­nense.

Além do gov­er­nador do Rio de Janeiro, Cláu­dio Cas­tro, par­tic­i­param Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; Jorgin­ho Mel­lo (PL), de San­ta Cata­ri­na; Eduar­do Riedel (Pro­gres­sis­tas), do Mato Grosso do Sul; Ronal­do Caia­do (União Brasil), de Goiás; e a vice-gov­er­nado­ra do Dis­tri­to Fed­er­al, Celi­na Leão (Pro­gres­sis­tas). O gov­er­nador de São Paulo, Tar­cí­sio de Fre­itas (Repub­li­canos), par­ticipou remo­ta­mente, por chama­da de vídeo.

Rio de Janeiro será a sede ini­cial do con­sór­cio e vai orga­ni­zar o proces­so de for­mal­iza­ção do grupo.

De acor­do com Cas­tro, a ideia é com­par­til­har estraté­gias de com­bate ao crime.

“Fare­mos um con­sór­cio entre esta­dos no mod­e­lo de out­ros con­sór­cios que exis­tem para que nós pos­samos dividir as exper­iên­cias, soluções e ações do com­bate ao crime orga­ni­za­do”, disse Cas­tro.

Ape­sar de ser lid­er­a­do por gov­er­nadores alin­hados politi­ca­mente, eles infor­maram que a intenção é incluir todos os esta­dos da Fed­er­ação.

“Nós vamos perseguir o obje­ti­vo de inte­grar as 27 unidades da Fed­er­ação, para que a gente troque exper­iên­cia, emprés­ti­mos e mate­r­i­al humano, porque nós temos gente qual­i­fi­cadís­si­ma. Para que pos­samos com­prar equipa­men­tos de for­ma con­sor­ci­a­da e enfrentar defin­i­ti­va­mente essa onda de vio­lên­cia do Brasil, que não é só do Rio de Janeiro, é de todos os esta­dos”, disse o gov­er­nador de San­ta Cata­ri­na, Jorgin­ho Mel­lo.

Operação Contenção

Todos os gov­er­nadores pre­sentes elo­gia­ram os resul­ta­dos da ação poli­cial nos com­plex­os da Pen­ha e do Alemão.

Para o gov­er­nador de Minas Gerais, Romeu Zema, a oper­ação deve ser “con­sid­er­a­da a mais bem-suce­di­da”. “As forças de segu­rança do Rio de Janeiro fiz­er­am, no meu enten­der, uma oper­ação que vai faz­er parte da segu­rança públi­ca no Brasil”, disse.

A oper­ação resul­tou na morte de 121 pes­soas, sendo qua­tro poli­ci­ais mil­itares, apreen­são de 93 fuzis e provo­cou caos na cidade, com inter­dição de vias. O obje­ti­vo prin­ci­pal anun­ci­a­do pre­vi­a­mente era a cap­tura de Edgar Alves de Andrade, con­heci­do como Doca, tido como prin­ci­pal chefe da facção crim­i­nosa Coman­do Ver­mel­ho, porém ele não foi pre­so na oper­ação.

No sen­ti­do con­trário, espe­cial­is­tas em segu­rança públi­ca têm desta­ca­do que o crime orga­ni­za­do envolve redes econômi­cas e soci­ais com­plexas, e que oper­ações poli­ci­ais iso­ladas não con­seguem atacar suas raízes. Orga­ni­za­ções da sociedade civ­il e movi­men­tos soci­ais criti­cam a letal­i­dade poli­cial e o desre­speito aos moradores da comu­nidade. Além dis­so, teste­munhas denun­cia­ram exe­cuções e tor­turas por parte dos poli­ci­ais, enquan­to moradores clas­si­ficaram a ação como carnific­i­na.

Durante o encon­tro, os gov­er­nadores falaram que o obje­ti­vo do con­sór­cio é ofer­e­cer ações práti­cas, sem “poli­ti­za­ção” da segu­rança públi­ca.

No entan­to, fiz­er­am críti­cas à Pro­pos­ta de Emen­da à Con­sti­tu­ição (PEC) da Segu­rança Públi­ca, tex­to envi­a­do pelo gov­er­no fed­er­al ao Con­gres­so em abril de 2025. Um dos obje­tivos anun­ci­a­dos é dar sta­tus con­sti­tu­cional ao Sis­tema Úni­co de Segu­rança Públi­ca (SUSP), e inte­gração entre forças de segu­rança em todo o país.

“Úni­co obje­ti­vo do gov­er­no fed­er­al é tirar dos gov­er­nadores as dire­trizes gerais da segu­rança públi­ca, que é um deter­mi­nação que a Con­sti­tu­ição de 88 nos deu. Querem trans­ferir nos­sa autono­mia e trans­for­mar em dire­triz ger­al do Min­istério da Justiça. É inter­venção dire­ta nas polí­cias dos esta­dos”, afir­mou o gov­er­nador de Goiás, Ronal­do Caia­do.

A PEC esta­b­elece que a União seja a respon­sáv­el por elab­o­rar a políti­ca nacional de segu­rança públi­ca, “cujas dire­trizes serão de observân­cia obri­gatória por parte dos entes fed­er­a­dos, ouvi­do o Con­sel­ho Nacional de Segu­rança Públi­ca e Defe­sa Social, inte­gra­do por rep­re­sen­tantes da União, dos Esta­dos, do Dis­tri­to Fed­er­al e dos Municí­pios”.  O gov­er­no fed­er­al tem argu­men­ta­do que a PEC man­tém as autono­mias das forças de segu­rança estad­u­ais e dis­tri­tal.

Escritório emergencial

Nes­sa quar­ta-feira (29), o min­istro da Justiça e da Segu­rança Públi­ca, Ricar­do Lewandows­ki, e o gov­er­nador Cláu­dio Cas­tro anun­cia­ram a cri­ação de um escritório emer­gen­cial para enfrentar o crime orga­ni­za­do no estado, com obje­ti­vo de mel­ho­rar a inte­gração entre as esferas fed­er­al e estad­ual.

Lewandows­ki disse que o gov­er­no fed­er­al vai aumen­tar o efe­ti­vo da Polí­cia Rodoviária Fed­er­al em 50 agentes nas estradas e o efe­ti­vo de agentes de inteligên­cia no Rio, além do envio de per­i­tos.

A pedi­do de Cas­tro, o gov­er­no fed­er­al já autor­i­zou a trans­fer­ên­cia de dez pre­sos para presí­dios fed­erais.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d