...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Justiça / Toffoli autoriza diligências da PF em investigação sobre Banco Master

Toffoli autoriza diligências da PF em investigação sobre Banco Master

Podem ser pedidos novos depoimentos, informações e quebras de sigilo

André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 15/12/2025 — 20:44
Brasília
Brasília (DF), 26/04/2023 - Fachada da sede da Polícia Federal. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

O min­istro Dias Tof­foli, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), decid­iu nes­ta segun­da-feira (15) deter­mi­nar novas diligên­cias envol­ven­do a inves­ti­gação que alcançou o ban­queiro Daniel Vor­caro, um dos sócios do Ban­co Mas­ter.

O min­istro deu pra­zo de 30 dias para a Polí­cia Fed­er­al (PF) realizar os depoi­men­tos dos inves­ti­ga­dos e das autori­dades do Ban­co Cen­tral que realizaram as inves­ti­gações.

A PF tam­bém poderá req­ui­si­tar infor­mações aos órgãos envolvi­dos na inves­ti­gação e novos pedi­dos de que­bra de sig­i­lo tele­fôni­co.

No iní­cio deste mês, Tof­foli decid­iu que a inves­ti­gação sobre o Ban­co Mas­ter dev­erá ter anda­men­to no STF, e não mais na Justiça Fed­er­al em Brasília. A medi­da foi toma­da diante da citação de um dep­uta­do fed­er­al nas inves­ti­gações. Par­la­mentares têm foro priv­i­le­gia­do na Corte.

Em novem­bro deste, Vor­caro e out­ros acu­sa­dos foram alvo da Oper­ação Com­pli­ance Zero, deflagra­da pela Polí­cia Fed­er­al (PF) para inves­ti­gar a con­cessão de crédi­tos fal­sos pelo Ban­co Mas­ter, incluin­do a ten­ta­ti­va de com­pra da insti­tu­ição finan­ceira pelo Ban­co Region­al de Brasília (BRB), ban­co públi­co lig­a­do ao gov­er­no do Dis­tri­to Fed­er­al. De acor­do com as inves­ti­gações, as fraudes podem chegar a R$ 17 bil­hões.

Além de Vor­caro, são inves­ti­ga­dos os ex-dire­tores Luiz Anto­nio Bull, Alber­to Feliz de Oliveira e Ange­lo Anto­nio Ribeiro da Sil­va, além de Augus­to Fer­reira Lima, ex-sócio do ban­co.

Após a prisão, os advo­ga­dos de Daniel Vor­caro negaram que o ban­queiro ten­tou fugir do país e sus­ten­tou que ele sem­pre se colo­cou à dis­posição para con­tribuir com a apu­ração dos fatos.

O BRB infor­mou que vai con­tratar uma audi­to­ria exter­na para apu­rar os fatos. O ban­co tam­bém diz que vai apu­rar pos­síveis fal­has de gov­er­nança ou dos con­troles inter­nos.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d