...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Vaca louca: confirmado que caso recente é atípico

Vaca louca: confirmado que caso recente é atípico

Repro­dução: © CNA/Wenderson Araujo/Trilux

Forma atípica da doença não é transmissível


Pub­li­ca­do em 02/03/2023 — 23:47 Por Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O Min­istério da Agri­cul­tura e Pecuária (Mapa) con­fir­mou nes­ta quin­ta-feira (2) que o caso de mal da vaca lou­ca descober­to no Pará se tra­ta de um caso atípi­co, ou seja, sem risco de trans­mis­são. Essa pos­si­bil­i­dade já era dada como real pelo min­istério, que aguardou ape­nas o resul­ta­do dos exam­es para con­fir­mar.

Os pro­ced­i­men­tos para infor­mar a Orga­ni­za­ção Mundi­al de Saúde Ani­mal (OMSA) e as autori­dades da Chi­ne­sas já foram ini­ci­a­dos pelo gov­er­no brasileiro. Na últi­ma sem­ana, o Brasil havia sus­pendi­do a expor­tação de carne bov­ina à Chi­na após a con­fir­mação do caso. A sus­pen­são seguiu o pro­to­co­lo san­itário entre os dois país­es e as ven­das serão retomadas.

A modal­i­dade atípi­ca da ence­falite espongi­forme bov­ina ocorre em ani­mais idosos, espon­tanea­mente pela natureza, em vez de ser trans­mi­ti­da de for­ma clás­si­ca, pela ingestão de ração con­t­a­m­i­na­da.

“Por se tratar de caso atípi­co, ou seja, ocor­ri­do por causas nat­u­rais em um úni­co ani­mal de 9 anos de idade e com todas as providên­cias san­itárias ado­tadas pronta­mente, o Min­istério da Agri­cul­tura e Pecuária está adotan­do ime­di­ata­mente as providên­cias, de acor­do com os pro­to­co­los san­itários, para que as expor­tações da carne bov­ina brasileira sejam resta­b­ele­ci­das o mais breve pos­sív­el”, afir­mou o Mapa, em nota.

Até hoje, o Brasil não reg­istrou casos clás­si­cos de vaca lou­ca, provo­ca­dos pela ingestão de carnes e pedaços de ossos con­t­a­m­i­na­dos. Cau­sa­do por um príon, molécu­la de pro­teí­na sem códi­go genéti­co, o mal da vaca lou­ca é uma doença degen­er­a­ti­va. As pro­teí­nas mod­i­fi­cadas con­somem o cére­bro do ani­mal, tornando‑o com­paráv­el a uma espon­ja. Daí sua denom­i­nação cien­tí­fi­ca, ence­falite espongi­forme bov­ina.

Edição: Marce­lo Brandão

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d